IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Avianca faz programa de licença e demissão voluntária para 600 tripulantes

Vinícius Casagrande

24/01/2019 19h57

(Foto: Divulgação)

Os tripulantes da Avianca aprovaram nesta quinta-feira (24) o acordo de licença não remunerada e de demissão voluntária para 600 pilotos e comissários de bordo da companhia aérea, que está em recuperação judicial e irá diminuir o número de aviões da sua frota. A empresa tem 5.700 funcionários.

De acordo com a proposta da companhia, a prioridade é a licença não remunerados dos aeronautas. O acordo prevê o afastamento de 167 pilotos e 433 comissários. A licença não remunerada poderá ser de um ano, prorrogável por mais um ano, ou de três anos, sem prorrogação.

Leia também:

Caso os pedidos de licença não remunerada não atinjam o número estabelecido no acordo, pilotos e comissários de bordo poderão optar pelo programa de demissão voluntária. Nesse caso, os aeronautas da companhia terão direito integral das verbas rescisórias correspondentes à dispensa sem justa causa. O acordo, no entanto, não prevê benefícios extras a quem optar pela demissão voluntária.

Com a aprovação do acordo de licença não remunerada e demissão voluntária, a Avianca se comprometeu a não efetuar demissões de aeronautas durante o mês de fevereiro.

Em nota, a Avianca afirmou que "permanece focada em garantir a continuidade de suas operações e a sustentabilidade do negócio e, por isso, segue trabalhando no plano de reestruturação da empresa" e que "continua operando normalmente, com seus pousos e decolagens mantidos dentro do cronograma previsto".

Fim dos voos internacionais

A empresa entrou com pedido de recuperação judicial em dezembro. Na semana passada, a Avianca anunciou o fim de suas operações internacionais para Santiago (Chile), Miami (EUA) e Nova York (EUA) a partir de 31 de março. A empresa deverá devolver todos os aviões do modelo Airbus A330 que operavam nessas rotas.

A suspensão dos voos afetou cerca de 40 mil passageiros que já haviam comprado passagem para voar após o dia 31 de março. Segundo a empresa, todos os passageiros estão sendo contatados. Eles poderão trocar a passagem para outro voo de uma companhia parceira da Avianca ou solicitar o reembolso integral da passagem.

 

Leia também:

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.