Em 1940, helicóptero acomodava uma pessoa e pesava pouco mais de 500 kg
Todos a Bordo
25/06/2016 06h00
Na década de 1940, diversas empresas começaram a investir na ideia de criar helicópteros que pudessem ser usados na aviação civil. Eles precisavam ser compactos e ter uma produção em larga escala viável.
O resultado foi uma variedade de pequenas aeronaves, geralmente com apenas um assento. Algumas, quase do mesmo tamanho de um carro popular (cerca de 3,8m), como o pequeno Hiller XH-44. Conheça alguns modelos antigos:
Bell Model 30 Ship 1A Genevieve
O helicóptero representava a aposta bem sucedida de Lawrence Bell, fundador da Bell Aircraft Corporation (fabricante de aviões militares), de entrar no mercado ainda tímido de helicópteros nos meados da década de 1940. Enquanto o avião era apenas um protótipo, suas variantes, como o modelo Bell 47, conseguiram manter-se em serviço por um bom tempo. O helicóptero tinha 8,19m de comprimento e 2,6m de altura. Vazio, pesava 522 quilos.
XR-4
O XR-4 foi o primeiro helicóptero militar de produção em massa no mundo, criado em 1942 pela Sikorsky Aircraft. O modelo tem 3,8m de altura e 10,4m de comprimento, comportando até duas pessoas. O XR-4 é um pouco mais pesado do que outros pequenos helicópteros, com 913 quilos.
Hiller XH-44 Hiller-Copter
O pequeno helicóptero de 4,06m de comprimento, 2,7m de altura e capacidade para uma pessoa, foi projetado, construído e testado por um adolescente americano de 19 anos, Stanley Hiller —que virou um dos maiores designers de helicópteros do mundo e dono da empresa Hiller Aircraft Company. Os primeiros testes com o protótipo foram feitos na garagem dos pais de Hiller, e o voo inaugural aconteceu no estádio de futebol da Universidade da Califórnia, onde ele estudav, em 1944.
P-V Engineering Forum PV-2
Com seu PV-2, em abril de 1943, o engenheiro Frank Piasecki se tornou o segundo americano a voar com sucesso em um helicóptero. O modelo tinha 7,7m de comprimento e 2,36m de altura. Vazio, pesava 327 quilos. A aeronave foi a primeira de uma série fabricada pela empresa Piasecki Hekicopter Corporation, dedicada ao projeto e à produção de helicópteros. Em meados de 1960, a empresa foi adquirida pela Boeing.
Bell H-13J
Em julho de 1957, Dwight D. Eisenhower foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a voar no H-13J. Na ocasião, acontecia um simulado de alerta nuclear que testava quão rapidamente um chefe de Estado e outros funcionários do governo conseguiam se afastar de Washington (EUA) e chegar a um lugar seguro fora da cidade. Naquele ano, a fabricante do H-13J modificou alguns helicópteros para atender às necessidades do presidente. A aeronave acompanhava as viagens do chefe de Estado trazendo a bordo seu médico e agentes do serviço secreto. O H-13J tem 9,9m de comprimento, 2,8m de altura e pesa 862 quilos (vazio).
Scorpion
O Scorpion começou a ser vendido, inicialmente, como um modelo de assento único, mas a versão com um assento extra de passageiros tornou-se muito mais popular. Os primeiros modelos foram vendidos no início de 1970, por US$ 7.000 (R$ 23,7 mil). O helicóptero era destinado para uso recreativo e bastante usado entre os construtores e entusiastas de helicópteros. Tinha pouco mais de 6m de comprimento e 2m de altura.
Leia também:
Serviço permite pesquisar preço e alugar jatinhos e helicópteros pela web
Conheça seis aviões que pretendem desafiar as gigantes Boeing e Airbus
De patinete com hélice a disco voador, aeronaves parecem ser de ficção
Para ter sorte, pilotos desenhavam de pin-up a tubarão em aviões de guerra
Impressora 3D faz avião de 3 kg sem piloto que monitora clima na Antártida
Piloto quer voar 5.000 quilômetros em avião movido a resíduos plásticos
Sobre o blog
Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.