IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Aeroporto dos EUA sozinho tem mais passageiros que todas aéreas brasileiras

Vinícius Casagrande

13/02/2019 04h00

Aeroporto de Atlanta teve 107,4 milhões de passageiros em 2018 (Divulgação)

O Brasil teve no ano passado 103 milhões de passageiros, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Apesar da alta, o número não é tão grande assim. Um aeroporto dos Estados Unidos sozinho tem mais passageiros que todas as companhias aéreas brasileiras somadas. No último ano, o aeroporto de Atlanta (Geórgia, EUA) registrou um movimento de 107,4 milhões, ou 4% a mais que as aéreas brasileiras.

O aeroporto de Atlanta é o mais movimentado do mundo desde 1998. Ele foi o primeiro aeroporto do mundo a atingir a marca de 100 milhões de passageiros. Em 2015, movimentou 101,5 milhões de passageiros. Naquele mesmo ano, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Brasil teve 103,4 milhões de passageiros.

Leia também:

Com o agravamento da crise econômica no Brasil, o movimento de passageiros no país registrou, em 2016, uma queda de mais de 7%. O número de passageiros se recuperou nos dois anos seguintes, mas ainda não foi o suficiente para que todas as companhias aéreas brasileiras somadas conseguissem transportar mais passageiros que apenas um aeroporto dos Estados Unidos.

O segundo aeroporto mais movimentado do mundo, o aeroporto de Pequim (China), também tem número de passageiros semelhantes ao registrado em todo o Brasil. O terminal ainda não divulgou os dados finais de 2018, mas havia anunciado em 28 de dezembro que naquele dia atingira pela primeira vez a marca de 100 milhões de passageiros no ano. Foi o segundo aeroporto do mundo a chegar a essa marca.

No Brasil, o aeroporto mais movimentado é o de Guarulhos, em São Paulo. No último ano, passaram pelo terminal 42,2 milhões de pessoas. Os dados incluem os embarques e desembarques de companhias aéreas nacionais e internacionais.

Aeroporto de Atlanta tem 192 pontes de embarque e desembarque de passageiros (Divulgação)

Por que o aeroporto de Atlanta é o mais movimentado do mundo?

O aeroporto não fica em uma grande metrópole americana, mas é bem localizado. Cerca de 80% da população dos Estados Unidos está a apenas duas horas de voo de Atlanta, e há facilidade para voos internacionais.

O aeroporto tem voos para 150 destinos dentro dos Estados Unidos e 75 destinos internacionais, de 50 países. Em média, são cerca de 2.700 pousos e decolagens todos os dias com 275 mil passageiros diários.

O aeroporto de Atlanta é o principal hub (centro de conexão de voos) da companhia aérea Delta. A empresa responde por 73,7% de todos os passageiros que circulam pelo aeroporto.

Leia também:

Bombeiros têm 90s para agir em acidente aéreo; veja simulação em Guarulhos

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.