Topo
Blog Todos a Bordo

Blog Todos a Bordo

Só viaja de econômica? Veja mimos das aéreas na executiva e primeira classe

Vinícius Casagrande

10/11/2018 04h00

Interior da cabine da primeira classe do A380 da Qantas (Divulgação)

Quem viaja de classe econômica já entra no avião preparado para enfrentar horas de voo sem muito conforto. Os passageiros precisam levar o próprio apoio para o pescoço para tentar dormir melhor e escolher a roupa mais confortável para viajar.

Por outro lado, quem viaja na primeira classe ou na executiva não precisa se preocupar com nada disso. Nas áreas vip dos aviões, as companhias aéreas oferecem uma série de itens para proporcionar mais conforto aos passageiros, como poltronas que viram cama, kits de higiene pessoal, pijamas, serviço de bordo sofisticado e, em alguns casos, até chuveiro.

Leia também:

Tudo, claro, tem seu custo. Um voo direto de São Paulo a Paris (ida em 15 de janeiro e volta em 22 de janeiro) sai por R$ 3.400 na Latam e R$ 3.800 na Air France voando na classe econômica. Nas mesmas datas, o valor sobe para R$ 10,7 mil na Air France e chega a R$ 18 mil na Latam para viajar na classe executiva. Na primeira classe da Air France, o valor sobe para R$ 33 mil.

Sala Vip da American Airlines (Divulgação)

Sala vip

Os mimos para os passageiros da primeira classe e executiva começam antes mesmo de entrar no avião. No check-in, há guichês exclusivos para eles (normalmente com filas bem menores). Na área de embarque, os passageiros podem esperar o horário do voo nas amplas salas vip, que contam com poltronas mais confortáveis, buffet de comida e uma ampla variedade de bebidas. Tudo sem nenhum custo adicional.

Algumas salas vip contam com banheiros equipados com chuveiro (útil para quem tem voo de conexão de longa duração), camas e até spas de massagem.

Alguns cartões de crédito e programas de fidelidade também dão esses benefícios aos usuários, mesmo viajando em classe econômica.

Embarque prioritário

Os passageiros da primeira classe e da executiva também têm o direito de entrar primeiro no avião. Somente depois que todos embarcam é que os passageiros da classe econômica começam a entrar no avião. O mesmo procedimento se repete no momento do desembarque e até mesmo na esteira de bagagem.

Além disso, como há menos assentos nessas classes, os passageiros têm espaço de sobra para acomodar as bagagens de mão nos compartimentos sobre os assentos.

Refeição da primeira classe da Singapore Airlines (Divulgação)

Serviço de bordo

Na classe econômica, os passageiros contam, normalmente, com apenas duas opções de refeições: massa ou carne (ou frango). Na primeira classe e na executiva, logo depois que se acomodam nas suas poltronas, os passageiros recebem um cardápio com as opções de pratos disponíveis durante o voo, além de vinhos e outras opções de bebidas.

Ao entrar no avião, costumam ser recebidos com champanhe ou alguma outra bebida, além de castanhas (às vezes, aquecidas). Também é comum o passageiro receber toalhas úmidas quentes para relaxar antes do voo.

As refeições costumam ser criadas por consagrados chefs internacionais e incluem entrada, prato principal e sobremesa. Dependendo do voo, o passageiro pode até mesmo escolher o horário em que pretende comer.

Além do cuidado na apresentação dos pratos, a mesa de refeição é preparada com toalha, louças de porcelana, talheres de metal e copos e taças de vidro ou mesmo de cristal. Dá até para se sentir em um verdadeiro restaurante.

O atendimento também é personalizado. Os comissários são responsáveis por um número limitado de passageiros. Antes do embarque, eles já sabem onde cada um vai se sentar e chamam o passageiro sempre pelo nome. Durante o voo, estão sempre à disposição para servir uma nova bebida ou algum petisco, além de prestar qualquer outro tipo de auxílio que seja necessário.

Primeira classe da Air France tem telas maiores e fones de ouvido especiais para os passageiros (Divulgação)

Entretenimento a bordo

O sistema de entretenimento a bordo pode até ser o mesmo da classe econômica, mas a experiência do passageiro é completamente diferente. As telas são bem maiores, podendo chegar a até 32 polegadas, e com definição superior. Para o áudio, os passageiros recebem fones de ouvido especiais, que abafam ruídos externos e contam com qualidade de som estéreo.

Comissária da Singapore Airlines arruma a cama de passageiro da primeira classe (Divulgação)

Poltronas que viram cama, até de casal

Enquanto os passageiros da classe econômica viajam apertados, com pouco espaço para as pernas e em poltronas que reclinam pouco, os da primeira classe e executiva podem voar totalmente deitados, porque as poltronas reclinam 180 graus, virando verdadeiras camas.

Em companhias aéreas mais sofisticadas, há até suítes com camas de casal. Nos Airbus A380 da Singapore Airlines, eleita pelo ranking Skytrax a melhor do mundo em 2018, há seis suítes privativas na primeira classe. Elas são equipadas com cama, poltrona giratória, mesa, televisão de 32 polegadas e guarda-roupa. Para quem viaja acompanhado, é possível unir duas suítes e transformá-las em um grande quarto de casal.

Na Alitalia, há até poltronas com a função de massagem. Em diversas companhias aéreas, os comissários podem até arrumar a cama, com lençol e tudo.

Kits femininos da British Airways têm inspiração floral oriental (foto: Divulgação)

Kits pessoais

As principais companhias aéreas do mundo colocam à disposição dos passageiros da primeira classe e da executiva kits com produtos das mais renomadas marcas do mundo, como Bulgari, Salvatore Ferragamo, Christian Lacroix, Carita, Tumi, entre outras.

Os kits incluem itens como creme facial hidratante, antirrugas e para as mãos, bálsamo labial, além de escova e pasta dental, fones de ouvido especiais, pente e caneta. Os produtos são entregues dentro de nécessaire desenhadas pelas próprias fornecedoras dos produtos, algumas como versões masculinas e femininas. Os passageiros, claro, podem levar tudo o que não foi usado para casa quando o voo termina.

Pijama com efeito hidratante para passageiros da primeira classe da Emirates (Divulgação)

Pijama

Para dormir ainda mais confortável, algumas companhias aéreas também oferecem pijamas aos passageiros da primeira classe e da executiva. Normalmente, a roupa também é entregue embalada em uma bolsa para ser levada como souvenir. Na Singapore Airlines, o pijama de voo é da marca francesa Givenchy.

A Emirates oferece um pijama hidratante para os passageiros da primeira classe. O tecido usado na fabricação da roupa libera um composto de algas marinhas que, de acordo com a aérea, minimiza a desidratação e estimula a circulação. As microcápsulas hidratantes são liberadas conforme o passageiro se movimenta.

Depois que o passageiro se troca no banheiro, os comissários podem guardar a roupa em uma espécie de guarda-roupa. Eles também fazem isso com casacos e paletós, que ficam pendurados para não amassar. Antes do pouso, basta solicitar a roupa de volta para se trocar novamente. E os pijamas podem ser levados para casa pelo passageiro.

Menos fila para o banheiro

A ida ao banheiro durante o voo também é bem mais tranquila. Como a capacidade da primeira classe e da executiva é menor, há menos passageiros para cada banheiro disponível. Os produtos disponíveis também são diferentes. Há sabonetes de marcas famosas e até cremes extras para os passageiros.

Banheiro com chuveiro nos aviões da Emirates (Divulgação)

Chuveiro a bordo

Os passageiros da primeira classe da Emirates e da Etihad, duas companhias dos Emirados Árabes Unidos, podem até mesmo tomar banho em pleno voo. Talvez não seja o melhor banho da sua vida, mas certamente será o mais inusitado.

Os banheiros equipados com chuveiro são bastante amplos, com espaço para o passageiro trocar de roupa, com direito a mesinha para maquiagem. Por conta da limitação de armazenamento de água, no entanto, os banhos devem durar apenas cinco minutos.

Passageiros da primeira classe e da executiva podem levar mais bagagem (Pedro França-Agência Senado)

Bagagem extra

Os passageiros da primeira classe e da executiva não precisam se preocupar se a companhia aérea cobra ou não despacho de bagagem. O bilhete dessas classes sempre inclui o transporte de malas. Mesmo nas companhias que não cobram pelo despacho de bagagem em voos internacionais, os passageiros da primeira classe e da executiva têm o direito de levar mais malas que os da econômica.

Na Latam, por exemplo, nos voos para Estados Unidos e Europa, os passageiros da econômica podem levar até duas malas de 23 kg cada sem custo extra. Os da classe executiva têm o direito a até três malas de 23 kg cada.

Leia também:

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.