IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Presidente da Embraer diz que negociação com a Boeing está em estágio final

UOL Economia

26/10/2018 14h38

Por Vinícius Casagrande

O presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, afirmou nesta sexta-feira (26) que a negociação com a Boeing para a união das duas empresas está em estágio final, mas evitou dar um prazo para a conclusão de todo o processo. Segundo Souza e Silva, o fim do período eleitoral no Brasil não deve mudar o ritmo das negociações.

"A gente não tem previsão ainda. É uma operação muito complexa, mas estamos nos estágios finais", disse. "Acho que [o fim das eleições] não tem impacto e não altera o ritmo. Tudo depende dos entendimentos", afirmou.

Leia também:

Para que o acordo seja concluído, é necessária a aprovação do governo brasileiro, que possui uma ação especial chamada de golden share. Nesta sexta-feira, o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, afirmou que o governo deve aprovar toda a negociação.

"A gente enxerga isso como uma caminhada de aproximação. A cada dia melhoram mais o entendimento e o alinhamento, e estamos avançando para que tudo aconteça como realmente está sendo imaginado", afirmou.

O ministro disse, ainda, que o governo não impôs nenhuma restrição para o acordo entre a Embraer e a Boeing. "O governo não foi perguntado e não se manifestou, mas não colocou nenhuma restrição a nada", disse.

O presidente da Embraer disse acreditar que nada muda nas negociações independentemente de quem saia vencedor das urnas no próximo domingo (28). "O resultado da eleição não interfere absolutamente nada porque não é um projeto só da Embraer, mas também do Brasil", afirmou.

50 anos do primeiro voo do Bandeirante

O presidente da Embraer e o ministro da Defesa participaram nesta sexta-feira, na sede da empresa em São José dos Campos (SP), de uma cerimônia em comemoração aos 50 anos do primeiro voo do Bandeirante, o avião que deu origem à Embraer. A cerimônia contou com um voo do Bandeirante ao lado dos aviões da Esquadrilha da Fumaça.

O avião foi criado pelo Centro de Tecnologia da Aeronáutica para atender pequenas e médias cidades. A Embraer foi criada em agosto de 1969 com a missão de colocar em prática a produção maciça do Bandeirante.
Leia também:

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.