3.000 figurantes fingem viagem de avião para testar embarque do Galeão
Todos a Bordo
19/05/2016 06h00
Na próxima segunda (23), o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOGaleão), no Rio de Janeiro, inaugura uma nova área de embarque que funcionará como uma extensão do terminal 2. O Píer Sul, como é chamado, tem mais de 100 mil metros quadrados, 26 novas pontes de embarque e uma alameda de lojas e restaurantes de 30 mil metros quadrados.
Para testar se os serviços oferecidos serão bem recebidos pelos mais de 17 milhões de passageiros que passam por lá todos os anos, o aeroporto convocou voluntários para participarem de uma série de simulações. Os experimentos incluem desde tempo gasto no check-in até procedimentos em caso de um incêndio de grandes proporções.
Até agora, 40 testes foram realizados. Entre outras experiências, voluntários tinham que encontrar o portão de embarque
Do início do ano até agora, mais de 3.000 "figurantes" foram chamados para os 40 testes. Segundo o aeroporto, o perfil varia de acordo com o que será testado —em alguns casos, as pessoas não conhecem os procedimentos de aeroporto e, em outros, são profissionais da área.
No último teste, aproximadamente 100 pessoas, a maioria estudante de engenharia, arquitetura, ciências aeronáuticas e turismo, simularam situações de embarque e desembarque na nova área, começando pelo check-in com destino a Frankfurt, na Alemanha.
Os estudantes também tiveram que despachar a bagagem (80 malas), caminhar até a área de embarque do novo Píer e encontrar seus assentos em um Boeing 747-8 da Lufthansa. Por se tratar de um teste, é claro que a viagem para a Alemanha era fictícia. Os estudantes permaneceram poucos minutos dentro do avião e já começaram os testes de desembarque e restituição de bagagem.
Segundo a concessionária que administra o aeroporto, os resultados foram satisfatórios e a nova área está preparada para receber os passageiros reais.
Esse tipo de avaliação feita com voluntários é comum em novos aeroportos e faz parte de um processo chamado de ORAT (Operational Readiness, Activation and Transition ou Disponibilidade Operacional, Ativação e Transição). Trata-se de uma metodologia de trabalho que ajuda a direcionar como será o processo para construção e conclusão de um novo aeroporto ou parte dele.
De acordo com projeções da concessionária que administra o aeroporto, a movimentação no RIOGaleão deve aumentar este ano em cerca de 1 milhão de passageiros, chegando a 18,5 milhões ao longo de 2016. O aumento acontecerá, principalmente, por causa dos Jogos Olímpicos.
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