American Airlines processa provedor de wi-fi por serviço lento em voos
Todos a Bordo
20/02/2016 06h00
No começo do mês, a American Airlines, maior companhia aérea dos Estados Unidos, entrou com uma ação para anular o contrato com a provedora Gogo, que oferece serviços de internet sem fio em vários voos da companhia.
O motivo? De acordo com o jornal "Forth Woth Star Telegram", o primeiro a divulgar o processo, a aérea não estaria satisfeita com a qualidade e a velocidade do serviço oferecido aos passageiros. Ao encerrar o contrato, a American Airlines estaria livre para escolher outro provedor.
A American Airlines argumenta que o sistema de wi-fi da Gogo "foi e continua a ser limitado". Os passageiros não podem utilizar a internet, por exemplo, quando estão sobrevoando oceanos ou quando o avião está abaixo de 3.000 metros de altitude. Além disso, segundo a companhia, o provedor estaria oferecendo uma largura de banda limitada e compartilhada por todos os passageiros do voo, o que torna o serviço mais lento e menos confiável.
"Outras empresas estão oferecendo serviços mais rápidos, mais confiáveis e mais baratos para companhias aéreas como a United, Southwest, JetBlue e Virgin America", disse a companhia na ação. Segundo o jornal "Forth Woth Star Telegram", a American Airlines estaria interessada nos serviços de um outro provedor, a ViaSat, que já oferece wi-fi para outras companhias aéreas.
Segundo o site da rede de televisão americana CNN, a American Airlines alega que, enquanto a tecnologia da Gogo fornece de 3 a 10 Mbps de conectividade para todos os usuários de um voo, dispositivos mais recentes, baseados em satélite, chegam a 12 Mbps.
A preocupação da American Airlines com um serviço de wi-fi barato e de qualidade está intimamente ligada ao novo comportamento do passageiro americano. De acordo com uma pesquisa feita no país, 66% das pessoas que viajam de avião já mudaram de uma companhia aérea para outra por causa de melhores ofertas de wi-fi.
De acordo com o site da empresa, a internet móvel está disponível em quase todos os voos dentro dos EUA e em alguns voos internacionais (em aviões modelo 777-300ER, 787 Dreamliner e alguns modelos 777-200). O serviço é pago, e os valores variam entre US$ 16 e US$ 50.
A Gogo planeja apresentar uma proposta mais competitiva para a American Airlines. Segundo o site da CNN, cerca de 800 aviões da American Airlines têm o serviço da Gogo instalado. O objetivo da empresa é oferecer uma nova tecnologia, batizada de 2Ku, que utiliza satélites e antenas de bordo complexas. Com a 2Ku, os aviões receberão uma conexão de 70 Mbps.
Leia também:
– Filmes durante o voo? Esqueça as telas nos assentos e conecte seu tablet
– Ranking mostra piores soluções de aéreas a reclamações de passageiros
– Buscador revela custos extras escondidos nos preços das passagens aéreas
– Aérea disponibiliza filmes e séries para smartphones durante o voo
– Você pagaria mais para sair 1º do avião? E para poder rastrear sua mala?
– Dez perguntas e respostas sobre os direitos de quem viaja de avião
Sobre o blog
Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.