IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Filmes durante o voo? Esqueça as telas nos assentos e conecte seu tablet

Todos a Bordo

30/10/2015 06h00

Tablets substituem telas instaladas nos assentos dos aviões (Foto: Getty Images)

Tablets substituem telas instaladas nos assentos dos aviões (Foto: Getty Images)

Uma das partes normalmente agradáveis de um voo de longa distância é verificar o catálogo de filmes e séries disponíveis e escolher quais serão os eleitos para passar o tempo nas horas seguintes. Depois disso, é só reclinar a poltrona e assistir ao programa escolhido na tela instalada na poltrona da frente (na maioria dos casos).

Mas essas telinhas estão com os dias contados. Em um futuro aparentemente próximo, o entretenimento a bordo deverá ser todo disponibilizado no tablet ou celular dos passageiros. Pelo menos é nessa direção que muitas companhias aéreas estão seguindo quando o assunto é disponibilidade de filmes e programas durante os voos.

A discussão sobre essa mudança foi levantada nos últimos dias na imprensa britânica, depois que a WestJet – companhia aérea canadense de baixo custo – anunciou que os voos entre Gatwick, em Londres, e o Canadá, serão realizados a partir do ano que vem em aviões já sem as telinhas instaladas nos assentos.

Em contrapartida, a aérea vai disponibilizar conteúdo em streaming direto para os equipamentos eletrônicos dos passageiros, por meio de uma rede de internet sem fio via satélite. O sistema ainda está sendo instalado nos Boeings da companhia.

Custo

Por um lado, a WestJet afirma que mais de 450 filmes e programas de TV estarão disponíveis gratuitamente. Por outro, o passageiro terá de pagar pela conexão – o preço mais baixo do passe para um voo é de US$ 7,99, mais taxas. Futuramente, também haverá opções de programas pagos.

A aérea também aluga tablets para quem esquecer o próprio equipamento e disponibiliza tomadas e entradas USB nos assentos.

Segundo a companhia, a retirada das telas hoje instaladas nas poltronas significará 680 quilos a menos em cada avião, reduzindo o consumo de combustível.

Em entrevista ao The Times, Richard Bartrem, vice-presidente da WestJet, afirmou que mais de 80% dos passageiros embarcam com aparelhos eletrônicos. Ele acrescentou que o novo sistema permitirá oferecer um serviço "melhor e mais relevante" aos clientes, mantendo as passagens a preços baixos.

Tendência

Oferecer internet a bordo é um caminho que a maioria das companhias aéreas está seguindo – empresas brasileiras também estão indo nessa direção. Na maior parte dos casos, os voos de longa distância são o foco principal do serviço. No entanto, em setembro, a Lufthansa anunciou que vai oferecer internet em voos de curta e média distância, a partir de 2017.

Leia também: Gol promete internet paga em seus aviões a partir do ano que vem
TAM disponibiliza filmes e séries para smartphones durante o voo

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.