Comprou passagem da Avianca e teve o voo cancelado? Saiba o que fazer
A Avianca Brasil anunciou que irá cancelar mais de mil voos até domingo (28) por causa da devolução de mais oito aviões de sua frota. O anúncio coloca mais preocupação sobre o futuro da companhia, em recuperação judicial (antiga concordata) desde dezembro de 2018. Procurada, a Avianca disse que não irá comentar os novos cancelamentos.
Como saber se seu voo foi cancelado?
Se você comprou uma passagem da Avianca, é preciso checar se seu voo não foi cancelado. No site da empresa há a lista atualizada dos voos cancelados e também uma ferramenta para consultar a situação de um voo específico.
Segundo a Avianca, os voos que não constam na lista estão mantidos conforme programado.
Seu voo foi cancelado. O que fazer?
Quem teve o voo cancelado pode escolher entre:
- receber o dinheiro de volta
- ou ser reacomodado em voo de outra companhia aérea
É preciso entrar em contato diretamente com a Avianca, por meio de um dos canais oficiais de atendimento para informar a opção preferida, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os canais são:
- Site da empresa
- Telefone 0800-286-6543
- Guichês da empresa nos aeroportos
Quais seus direitos se decidir ser acomodado em voo de outra empresa?
Em nota, o Procon-SP afirma que é o passageiro, e não a Avianca, que deve escolher entre reembolso ou reacomodação em voo de outra companhia.
Caso opte por voar por outra empresa, é a Avianca que deve cuidar do procedimento. A reacomodação deve ser gratuita, para o mesmo destino e nos primeiros voos disponíveis. Os passageiros com necessidade de atendimento especial têm prioridade.
Ainda que tenha escolhido ser acomodado em outro voo, se essa alteração causar algum dano material ou moral ao consumidor, ele pode procurar a justiça, segundo o Procon-SP.
Prefere o reembolso. Como fazer?
Caso seu voo esteja na lista e você tenha comprado sua passagem pelo site, aplicativo, call center ou lojas da Avianca Brasil, você pode solicitar seu reembolso pelo site www.avianca.com.br/reembolso. No formulário, é preciso selecionar como motivo "Cancelamento de voo gerado pela Avianca".
Se o voo foi cancelado e a passagem foi comprada por meio de uma agência ou site de viagem, é preciso entrar em contato diretamente com a agência ou site.
Para passagens pagas com Pontos Amigo, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-722-6446.
Nos sites Passageiro Digital, da Anac, e no da própria Avianca o passageiro pode obter mais informações sobre os procedimentos.
O que fazer se a empresa não resolver sua situação?
Se não conseguir resolver eventuais problemas diretamente com a Avianca, a Anac afirma que o passageiro pode registrar sua reclamação por meio da plataforma Consumidor.gov.br.
As companhias têm a obrigação de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.
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