Avianca ainda opera 32 rotas; veja quais são e cuidados ao comprar passagem
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A Avianca enfrenta uma crise, entrou em recuperação judicial e cancelou várias rotas, mas ainda mantém alguns voos e vem divulgando promoções de passagens aéreas para consumidores. Será que é seguro comprar?
Em nota, a Avianca informou que deixou de vender passagens para as rotas que não serão operadas após o mês de abril e que vem reacomodando passageiros em voos de outras companhias ou reembolsando os valores pagos em passagens de trajetos que foram descontinuados.
Especialistas da área e órgãos de defesa do consumidor sugerem tomar alguns cuidados para evitar problemas:
- Checar se o voo está confirmado antes de ir ao aeroporto
- Guardar comprovantes da venda e do cartão usado para a compra
- Comprar passagens pelos canais oficiais da empresa
- Verificar se a rota não está entre as que deixarão de ser operadas
Para Guilherme Amaral, especialista em Direito Aeronáutico do ASBZ Advogados, a situação da Avianca é delicada em razão da recuperação judicial, já que, devido às dificuldades financeiras pelas quais a empresa passa, existe, sim, um risco maior de um voo deixar de acontecer ou de uma rota deixar de ser operada. "Mas, em termos gerais, a empresa vem mantendo sua operação dentro da normalidade e, então, essa conta de risco e benefício é algo que cada passageiro vai precisar fazer levando em conta preço, conveniência e antecedência", disse Amaral.
Avianca mantém 32 rotas ativas
A companhia anunciou que, após o mês de abril, manterá apenas 32 rotas ativas (veja a lista abaixo), com 165 pousos e decolagens por dia ao todo. Esse modelo de operações serve para atrair investidores interessados em comprar os ativos da empresa durante o processo de recuperação judicial e manter os voos operando normalmente.
A empresa informou que transportou cerca de 3 milhões de passageiros entre janeiro e março deste ano, totalizando 22 mil voos realizados. Ao todo, apenas 1% das decolagens foram canceladas no período.
Veja as rotas que serão mantidas:
- Aracaju – Guarulhos
- Brasília – Congonhas
- Brasília – Florianópolis
- Brasília – Goiânia
- Brasília – Guarulhos
- Brasília – Ilhéus
- Brasília – João Pessoa
- Brasília – Natal
- Brasília – Recife
- Brasília – Santos Dumont
- Campo Grande – Guarulhos
- Confins – Guarulhos
- Congonhas – Salvador
- Congonhas – Santos Dumont
- Cuiabá – Guarulhos
- Curitiba – Guarulhos
- Florianópolis – Chapecó
- Florianópolis – Guarulhos
- Fortaleza – Guarulhos
- Fortaleza – Juazeiro do Norte
- Guarulhos – Foz do Iguaçu
- Guarulhos – Goiânia
- Guarulhos – João Pessoa
- Guarulhos – Juazeiro do Norte
- Guarulhos – Maceió
- Guarulhos – Natal
- Guarulhos – Porto Alegre
- Guarulhos – Recife
- Guarulhos – Salvador
- Guarulhos – Navegantes
- Guarulhos – Vitória
- Ilhéus – Salvador
Leia também:
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O que fazer se o voo for cancelado?
Caso o passageiro seja afetado pelo cancelamento de alguma das rotas que a Avianca opera, pode pedir para ser reembolsado ou reacomodado em voo de outra companhia.
Em nota, o Procon-SP destaca que cabe exclusivamente ao passageiro a escolha entre o reembolso ou a reacomodação em voo de outra companhia, procedimento que deverá ser feito pela Avianca, e não pelo viajante. O Procon-SP ainda destaca que, mesmo que o passageiro tenha aceitado viajar em outro voo, se essa alteração causar algum dano material ou moral ao consumidor, ele deve procurar a justiça.
A reacomodação deve ser gratuita, para o mesmo destino e nos primeiros voos disponíveis. Os passageiros com necessidade de atendimento especial têm prioridade.
Canais oficiais de atendimento da Avianca
A Avianca recomenda ficar atento aos canais onde são compradas as passagens:
- Site da empresa
- Central telefônica de vendas (4004-4040 nas capitais e 0300-789-8160 nas demais regiões)
- Guichês da empresa nos aeroportos
Em caso de dúvidas, o passageiro ainda pode entrar em contato com o SAC da empresa, no telefone 0800-286-6543, ou pedir o reembolso diretamente no site da companhia.
Nos sites Passageiro Digital, da Anac, e no da própria Avianca o passageiro pode obter mais informações sobre os procedimentos.
Avianca deve ser repartida e comprada
Na sexta-feira (5) será apresentado aos credores da Avianca um novo plano para evitar a falência da empresa e tentar garantir que todos os compromissos assumidos sejam cumpridos. Com ele, a empresa seria dividida em sete unidades distintas, o que viabilizaria sua venda para outras empresas –Azul, Gol e Latam já demonstraram interesse na compra de partes da companhia.
Segundo fontes ouvidas pelo UOL, o modelo de leilão que será apresentado pela Avianca deve viabilizar a compra das operações da companhia e garantir que as passagens vendidas sejam honradas. A atual proposta de leilão feita pelo fundo de investimentos Elliot, maior credor da Avianca, define que a empresa seja dividida em sete pequenas unidades produtivas isoladas.
Com isso, se torna mais fácil que outras empresas comprem as operações e mantenham a estrutura de voos funcionando, evitando o fechamento de rotas a médio e longo prazo. Isso também tornaria o processo mais rápido, evitando demoras para aprovação de órgãos governamentais e garantindo que as empresas que assumirem cada novo pedaço da Avianca possam continuar voando as rotas da empresa sem interrupção dos serviços.
Errata: o texto foi atualizado
4/4/2019, às 9h56
Uma versão anterior deste texto informava incorretamente o nome da cidade de Chapecó. O texto foi corrigido.
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