IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Projeto prevê camas, salas e brinquedoteca para crianças no porão de aviões

Vinícius Casagrande

07/03/2019 04h00

Projeto da Airbus para criar classe no porão de carga dos aviões (Divulgação)

Um projeto da fabricante de aviões Airbus para criar uma classe de viagens para passageiros no porão de carga das aeronaves foi selecionado como um dos finalistas do prêmio Crystal Cabin, um dos mais importantes do setor.

A proposta concorre na categoria "Conceito de Cabine" e disputa o prêmio com as novas suítes da primeira classe da Emirates e um novo conceito de classe executiva criado pela empresa Safran. A divulgação do vencedor do prêmio está prevista para abril.

Leia também:

Camas e brinquedoteca para crianças no porão

O projeto da Airbus, feito em parceria com a empresa Zodiac e chamado de Lower Deck Modules, foi apresentado em abril do ano passado e prevê áreas no porão de cargas dos aviões com camas, beliches, espaços de trabalho, salas de reunião e até brinquedoteca para as crianças. Não foi mencionado quanto custaria uma passagem nessa classe.

As duas empresas trabalham para que a nova opção esteja disponível para as companhias aéreas a partir de 2020, após a aprovação das autoridades aeronáuticas, o que inclui garantias de segurança para os passageiros.

Projeto prevê uma brinquedoteca para as crianças (Divulgação)

Voos de longa distância

A Airbus afirma que o projeto está sendo desenvolvido inicialmente para aviões do modelo A330, mas que também está pensando em criar um conceito para o modelo A350. A ideia é que o novo espaço esteja presente em voos de longa distância. O atual voo mais longo do mundo, entre Singapura e Nova York (EUA), com cerca de 19 horas de duração, é feito com um Airbus A350-900ULR.

A nova área seria feita em módulos desmontáveis. Assim, a companhia aérea poderia optar a cada voo se o espaço seria utilizado com a nova configuração ou se o porão seria destinado exclusivamente à carga, de acordo com a demanda. Essa conversão seria feita em poucos minutos, sem alterar o tempo de parada dos aviões entre os voos.

"Os módulos oferecem novas oportunidades para serviços adicionais aos passageiros, melhorando a experiência e ao mesmo tempo permitindo que as companhias aéreas agreguem valor para suas operações comerciais", afirmou a Airbus.

Área no porão do avião também terá sala de reunião e espaços de trabalho (Divulgação)

Companhia aérea tem projeto semelhante

No ano passado, o CEO da companhia aérea australiana Qantas, Alan Joyce, já havia revelado um projeto semelhante. Segundo ele, o projeto Sunrise já foi apresentado tanto para a Boeing quanto para a Airbus.

Nesse espaço, poderia haver uma área para os passageiros andarem e se exercitarem, ou cabines com beliches, como já existe em alguns trens e navios, onde os viajantes poderiam deitar e dormir. "Eu não sei se em 2022 haverá uma nova classe, mas se houver, é provável que a Qantas tenha criado isso", disse.

Concorrentes no prêmio Crystal Cabin

Os concorrentes ao projeto da Airbus na categoria "Conceito de Cabine" do prêmio Crystal Cabin também são destinados ao descanso e ao luxo dos passageiros.

A companhia aérea Emirates está na disputa com as novas suítes da primeira classe dos aviões Boeing 777. "Elas têm a atmosfera de um jato executivo, além de inúmeros componentes tecnológicos, como chamadas de vídeo com a tripulação e janelas virtuais nas suítes localizadas no centro do avião", afirmou a organização do prêmio.

O projeto da empresa de interiores Safran, chamada Essential Bussiness Class, é focado na eficiência e sustentabilidade. "Eliminando completamente componentes mecânicos pesados, o conceito se baseia em estruturas inovadoras. O resultado é 25% menos peso e quase 20% mais espaço para o passageiro", disse a Crystal Cabin.

Veja simulação de acidente aéreo no aeroporto de Guarulhos (SP)

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.