IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

De Boeing ou Airbus? Em quais aviões os líderes mundiais chegaram ao G20?

Vinícius Casagrande

01/12/2018 04h00

O aeroporto de Ezeiza, a 32 km do centro de Buenos Aires (Argentina), recebeu nesta semana alguns dos aviões mais sofisticados e seguros do mundo. Os líderes mundiais que participam das reuniões do G20 –grupo que reúne 19 grandes economias mais a União Europeia– chegaram de diversas partes do mundo em aviões próprios, geralmente operados pela força aérea de cada país.

Entre os aviões usados pelos presidentes e primeiros-ministros, há desde um jato executivo Gulsftream G650ER até o Boeing 747.

O jumbo, aliás, foi o avião preferido dos líderes mundiais para viajarem até a Argentina: seis unidades pousaram em Ezeiza. O Boeing 747 foi utilizado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, pelos primeiros-ministros do Japão, Shinzo Abe, e da Índia, Narendra Modi, e pelos líderes da China, Xi Jinping, da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na sequência, aparecem empatados o Boeing 737 e o Airbus A330, com quatro unidades cada.

A Boeing, aliás, vence por apenas um avião na preferência presidencial. Os lideres mundiais têm 11 jatos da Boeing contra dez da Airbus, um da Gulfstream e um da russa Ilyushin.

Normalmente utilizado pelas companhias aéreas para viagens de curta e média distância, a versão executiva do Boeing 737 permite percorrer trajetos bem mais longos em virtude da presença de tanques de combustível adicionais e por levar menos passageiros. Enquanto um Boeing 737-700 tem autonomia de 5.500 km, a versão usada pelo governo australiano pode chegar a mais de 11 mil km de distância.

O avião mais moderno a chegar à Argentina pertence ao governo mexicano. O presidente Enrique Peña Nieto usa um Boeing 787 com apenas dois anos de uso. A aeronave foi comprada pelo governo por US$ 218,7 milhões (cerca de R$ 840 milhões).

Em breve, a frota dos aviões presidenciais deve ser bastante renovada, e o Boeing 747 deve perder seu reinado. A Índia e o Japão estudam substituir o jumbo pelo Boeing 777. O Canadá também deve trocar seu avião presidencial nos próximos anos.

Leia também:

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.