Boeing 737 atinge marca de 10 mil unidades e é o jato mais popular do mundo
O Boeing 737 atingiu nesta terça-feira (13) a marca de 10 mil unidades produzidas. Com isso, o avião entra mais uma vez para o Guinness World Record, o Livro dos Recodes, como o modelo do jato comercial mais produzido da história. A versão escolhida para atingir essa marca foi o 737 MAX 8, que será entregue à companhia aérea norte-americana Southwest.
O Boeing 737 já havia entrado para o Guinness World Record em 2006 ao atingir a marca de 5.000 unidades. O primeiro avião do modelo foi produzido em 1967. No dia 9 de abril daquele ano, o Boeing 737 fazia seu primeiro voo de testes.
Leia também:
Conheça os 5 jatos mais vendidos do mundo; custam de R$ 16 mi a R$ 203 mi
Jato da Embraer é o único a pousar na ilha de Napoleão com vento de 90 km/h
Airbus faz reajuste e A380 fica R$ 30 milhões mais caro; veja outros preços
Enquanto as primeiras 5.000 unidades demoraram quase 40 anos para serem produzidas, as 5.000 unidades seguintes precisaram de apenas 12 anos.
Essa velocidade deve aumentar nos próximos anos. A Boeing anunciou que até o final do ano pretende aumentar a produção de 47 para 52 aviões por mês. Segundo a empresa, há mais 4.600 pedidos do Boeing 737 para serem entregues nos próximos anos.
No Brasil, a Gol é a maior operadora de aviões do modelo e tem uma encomenda de 120 aeronaves da versão 737 Max 8. Os novos aviões devem começar a chegar ao Brasil em julho deste ano. As primeiras unidades devem ser usadas para fazer os novos voos da companhia para Orlando e Miami (EUA).
Curiosidade do Boeing 737
– Um avião do modelo pousa ou decola a cada 1,5 segundo
– Em média, mais de 2.800 aviões do modelo estão no ar ao mesmo tempo
– Mais de 22 bilhões de pessoas já viajaram a bordo de um Boeing 737
– O Boeing 737 já percorreu mais de 196 bilhões de quilômetros, o equivalente a 5 milhões de voltas na Terra
Leia também:
Clube de milhas de empresa aérea vale a pena ou é cilada? Fizemos as contas
Como os pilotos sabem se o avião está baixo ou alto na hora de pousar?
Por que a parte traseira da asa do avião se move nos pousos e decolagens?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.