IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Por que o embarque de passageiros é sempre pelo lado esquerdo do avião?

Todos a Bordo

16/12/2017 04h00

Embarque de passageiros é sempre pelo lado esquerdo do avião (Vinícius Casagrande/UOL)

Os passageiros sempre embarcam e desembarcam pelas portas do lado esquerdo do avião. Embora não haja uma regulamentação internacional específica sobre isso, esse padrão é utilizado em todo o mundo pelos aviões de linhas aéreas comerciais.

A adoção do padrão remete, principalmente, aos primórdios da aviação comercial. A primeira explicação amplamente adotada é uma herança do mercado naval, assim com em muitas outras tradições da aviação, como as luzes de navegação dos aviões.

Nos navios, o embarque também é feito pelo esquerdo, que em português é chamado de bombordo. O termo em inglês é "port-side", que também pode ser traduzido como "lado do porto".

Os primeiros voos comerciais de longo alcance eram feitos com aviões anfíbios. Como pousavam na água, era natural que também adotassem algumas convenções navais. Além disso, como o comandante sempre sentou na poltrona da esquerda, era mais fácil ancorar pelo lado esquerdo do avião.

Leia também:
Por que alguns aviões têm as pontas das asas dobradas?
Por que quase todos os aviões são brancos?
Jatos comerciais têm motor escondido na traseira. Sabe para que ele serve?

Mesmo dentro dos aeroportos, era mais fácil e seguro estacionar pelo lado esquerdo. Nem sempre os aviões paravam de frente para os terminais. No início da aviação, muitas vezes os aviões ficavam lado a lado com o prédio dos terminais de embarque. Assim, era mais seguro para o comandante fazer a manobra pelo lado esquerdo, já que ele poderia ver com mais precisão a distância para a asa esquerda do avião e evitar uma colisão.

Outra vantagem é que, dessa forma, os passageiros desciam do avião e entravam diretamente no terminal do aeroporto, sem necessidade de dar a volta em torno do avião, algo que seria necessário caso entrassem ou saíssem pela direita.

Nos aeroportos mais modernos, a grande maioria dos passageiros entra e sai do avião pelas pontes de embarque. Elas são construídas em todo o mundo exatamente para se conectar com a porta esquerda do avião.

Enquanto passageiros embarcam pela esquerda, equipe técnica trabalho do lado direito (Divulgação)

Por que, então, os aviões têm portas do lado direito?

A principal razão para os aviões terem portas dos dois lados é a segurança dos passageiros. Em caso de emergência, a aeronave precisa ser esvaziada em até 90 segundos. Com portas dos dois lados do avião, a saída de todos os passageiros em caso de emergências fica mais rápida.

Mesmo em situações normais, as portas do lado direito também podem ser utilizadas para funções de serviço, como abastecimento das refeições e bebidas do serviço de bordo, além de outros materiais.

Com essa padronização, toda a parte técnica é realizada no lado direito do avião, como carregamento das bagagens no porão do avião e abastecimento da aeronave. Assim, os passageiros ficam mais distantes desses serviços, o que também diminui o risco de acidentes.

Em alguns aviões privados de pequeno porte, o embarque de passageiros também pode ser feito pela porta da direita.

Leia também:

Não é só a cobrança de bagagem: conheça as novas regras para voos no Brasil

Veja 5 dicas para deixar seu voo mais confortável, até na classe econômica

Quer economizar na passagem aérea? Aprenda a usar programas de fidelidade

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.