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Jatos comerciais têm motor escondido na traseira. Sabe para que ele serve?

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06/06/2017 04h00

Motor auxiliar fica localizado no cauda do avião (Foto: Divulgação)

Por Vinícius Casagrande

Os grandes jatos comerciais têm um motor escondido na parte traseira do avião que é essencial para quando a aeronave está em terra. Chamado de APU (Auxiliar Power Unit, ou Unidade Auxiliar de Potência), esse motor serve para gerar energia para diversos sistemas do avião.

Apesar de ser um motor a turbina, a APU não gera empuxo para o deslocamento dos aviões. A sua função principal é auxiliar na partida dos motores principais do avião, geralmente instalados nas asas.

Para serem ligados, os grandes motores dos jatos precisam girar em alta velocidade e necessitam de uma grande quantidade de ar. É exatamente esse motor auxiliar que fornece toda a energia necessária para o acionamento dos motores principais do avião.

Alguns jatos de menor porte podem não contar com uma APU instalada. Mas, ainda assim, eles necessitam de uma fonte auxiliar de energia para a partida dos motores. Nesse caso, são utilizadas baterias externas chamadas de GPU (Ground Power Unit ou Unidade de Solo de Potência).

Funcionamento de outros sistemas do avião

Quando o avião está sendo preparado para o voo, a APU está sempre ligada. É que além da partida dos motores principais, a unidade de potência auxiliar também fornece energia para outros sistemas do avião, como a parte elétrica, pneumática e funcionamento do ar-condicionado.

Além de gerar mais conforto no embarque dos passageiros, a APU permite o funcionamento de sistemas para o abastecimento do avião e checagem dos pilotos de todos os sistemas do avião para a decolagem.

A APU funciona geralmente somente em solo, sendo desligada durante o voo. Depois de acionados, os motores principais passam a fornecer a energia necessária para o funcionamento de todos os sistemas do avião. No entanto, a APU também pode ser utilizada para aumentar a segurança do voo.

Em caso de falhas no fornecimento de energia a partir dos motores principais, a APU pode ser acionada, a qualquer momento, para fazer funcionar os sistemas que estão com problemas. Além da energia interna do avião, a APU pode ser essencial também para fazer funcionar os comandos de voo que permitem que o avião suba, desça ou faça curvas. Mas não tem força para sustentar o voo em caso de parada dos motores principais.

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