IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Avião militar cai 7x mais rápido que o normal em teste; Embraer nega danos

Todos a Bordo

08/11/2017 16h20

Avião teve queda brusca de altitude durante testes (foto: Divulgação)

Por Vinícius Casagrande

O protótipo do avião militar KC-390, da Embraer, sofreu uma queda de 2.600 metros em apenas 24 segundos durante um teste de voo (os dados são do site FlighRadar24*). Essa velocidade é praticamente sete vezes maior que o normal para um avião, mesmo durante os testes de perda de sustentação.

O incidente aconteceu em 12 de outubro, mas ganhou repercussão nesta quarta-feira (8) após publicação de reportagem pelo site da revista AeroMagazine, parceiro do UOL. No dia, o avião fazia testes de perda de sustentação (chamados de testes de estol) com simulação de formação de gelo nas asas.

Segundo a Embraer, o avião "experimentou um evento além do limite planejado no teste de uma das várias configurações experimentadas". Após o incidente, a aeronave conseguiu pousar em segurança na pista de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, uma das sedes da empresa.

"Após inspeções detalhadas, nenhum dano à estrutura principal da aeronave foi encontrado. Algumas carenagens externas e janelas de inspeção foram danificadas e precisarão ser reparadas antes que a aeronave retorne aos voos", afirma a empresa.

Leia também:

Jato da Embraer é o único a pousar na ilha de Napoleão com vento de 90 km/h

Jatos comerciais têm motor escondido na traseira. Sabe para que ele serve?

Sonha em comandar um avião? Veja quanto custa formação básica de um piloto

Uma das estruturas danificadas é o sponson, uma espécie de porta do compartimento do trem de pouso do avião. Como a Embraer ainda não deu início à produção em série do cargueiro militar, não há estoque das peças que precisam ser substituídas e, por isso, o avião ainda não voltou a voar.

A Embraer afirma que o incidente não deve atrasar a entrada em operação da aeronave, que tem como principal cliente a Força Aérea Brasileira. "O cronograma de certificação do Embraer KC-390 não foi afetado e a entrada em serviço está confirmada para 2018 com a entrega da primeira aeronave de produção para a Força Aérea Brasileira", afirma.

Entenda o que aconteceu

O avião já estava havia quase uma hora no ar fazendo testes de perda de sustentação com simulação de formação de gelo nas asas quando houve a queda brusca de altitude: queda de 2.600 metros em apenas 24 segundos.

Durante os testes anteriores ou até mesmo numa aproximação normal para pouso, o avião geralmente desce a uma razão entre 700 metros e 1.000 metros por minuto. Isso significa que, em um voo padrão, nos mesmos 24 segundos ele deveria descer somente entre 280 metros e 400 metros.

Segundo dados do site FlighRadar24, que faz o monitoramento em tempo real de voos em todo o mundo, às 13:25:40, o avião estava a uma altitude de 19.900 pés (6.065 metros). Apenas 24 segundos depois, às 13:26:04, a altitude registrada era de 11.375 pés (3.467 metros).

Dados do site FlightRadar24 mostram queda brusca do avião (linha azul) (foto: Reprodução)

Após essa queda brusca, o avião continuou em descida por mais dois minutos, porém menos acentuada, com uma razão de 1.250 metros por minuto –próxima aos padrões normais do avião. Às 13:28:05, o KC-390 se estabilizou na altitude de 3.175 pés (967 metros). O avião pousou na pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, 14 minutos depois, às 13:42.

"A tripulação executou os procedimentos de recuperação recomendados e conseguiu retornar ao ângulo de ataque normal de voo, porém, as características e a duração das manobras resultaram em uma perda de altitude substancial excedendo limites operacionais tanto de velocidade como de fator de carga. O teste foi interrompido e a aeronave pousou normalmente no site de teste da Embraer Gavião Peixoto. Todos os sistemas da aeronave se comportaram conforme o esperado durante todo o voo", afirma a Embraer.

Testes colocam avião em situações extremas

O avião militar KC-390 começou a ser desenvolvimento em 2009 e realizou seu primeiro voo no dia 3 de fevereiro de 2015. Atualmente, há dois aviões do modelo fazendo voos de teste.

O processo para certificação de um novo modelo de avião inclui testes para levar o avião além da capacidade para a qual foi projetado. É uma forma de as fabricantes e as autoridades aeronáuticas garantirem que o avião possa suportar as situações mais críticas durante as operações normais do avião.

Assim, os aviões são testados em situações extremas, como locais muito quentes e muito frios e com pista encharcada. Durante os voos todos os limites do avião são testados, como subidas, descidas e curvas acentuadas. Os testes de perda de sustentação avaliam o comportamento do avião em baixa velocidade e a recuperação ao voo normal.

Quando o avião não se comporta exatamente conforme o esperado, o fabricante ainda pode fazer alguns ajustes para corrigir o problema ou fazer modificações nos manuais de operação do avião para garantir a segurança do voo.

* O site FlightRadar24 utiliza tecnologia ADS-B. Os aviões mais modernos emitem sinais que são captados por receptores instalados em solo e alimentam a base de dados do sistema. Embora não seja algo oficial, os dados são bastante precisos.

Leia também:

Qual o avião comercial mais rápido do mundo? Dica: não é o Concorde

Jatinho mais barato do mundo tem só um motor e paraquedas de emergência

Não é só Embraer. Conheça outras fabricantes brasileiras de aviões

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.