IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Funcionárias denunciam assédio, e só agora aérea vai deixar que usem calças

Todos a Bordo

30/03/2018 16h33

A companhia aérea de Hong Kong Cathay Pacific e seu braço regional, a Cathay Dragon, decidiram quebrar uma "tradição" de 70 anos e liberar o uso de calças por suas funcionárias –tanto as que trabalham no ar quanto as que ficam em solo. Até agora, as mulheres que trabalham na companhia diretamente com o público eram obrigadas a vestir saias.

A decisão foi anunciada pelos sindicatos de comissários de bordo nesta quinta-feira (29). O uniforme atual para comissárias de bordo é composto por blusa branca, casaco vermelho opcional, saia vermelha, meia-calça preta e sapato de salto preto.

A mudança, porém, ainda deve levar um tempo até ser aplicada na prática. A opção de calça deve ser introduzida na próxima coleção de uniformes da empresa,  que pode demorar de três a cinco anos para ser lançada.

Leia também:

O que disse a empresa

Em comunicado, a empresa afirmou: "Assim como reconhecemos a importância de oferecer opções a nossos clientes, também pensamos assim em relação a nossos colegas."

Segundo o jornal britânico "Guardian", a companhia afirmou, ainda, que acha importante que "aqueles que representam a companhia para os consumidores não só tenham orgulho de vestir nossas cores, como se sintam confortáveis e empoderados durante o cumprimento de seus deveres".

Constrangimento e assédio

O pedido para a empresa repensar os uniformes foi feito em 2014, sob a justificativa de que as saias eram muito curtas, expondo as funcionárias a situações constrangedoras e fazendo-as sentir-se mais suscetíveis a tentativas de assédio sexual, tanto no trabalho quanto fora dele.

"Sofremos assédio não só no ambiente de trabalho, mas também no transporte público. Pessoas tentam tirar fotos por baixo da nossa saia", disse Pauline Mak, vice-presidente da Associação de Atendentes de Voo da Dragon Airlines, em entrevista ao "Guardian". Ela também citou como exemplo quando as funcionárias precisam ajudar algum passageiro a colocar objetos no bagageiro.

A presidente do Sindicato de Atendentes de Voo da Cathay Pacific, Vera Wu Yee-mei disse à imprensa de Hong Kong que a imagem das profissionais que trabalham na área precisa mudar.

"O estereótipo da aeromoça está superado: parecer bonita, maquiagem carregada e vestida de saia. É um bom momento para repaginarmos essa imagem."

Leia também:

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.