IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Mulheres pilotos fazem sucesso no Instagram com fotos de avião e biquínis

Todos a Bordo

17/01/2018 04h00

Pilotos mulheres fazem sucesso com fotos dos bastidores da aviação (Reprodução/Instagram)

As mulheres ainda são minoria entre os pilotos de avião, mas muitas delas têm feito bastante sucesso nas redes sociais ao compartilhar com milhares de seguidores fotos do cotidiano da profissão, de biquíni e de lugares por onde passam entre um voo e outro.

No Brasil, apenas 5% de todas as novas licenças de piloto são obtidas por mulheres. Na aviação comercial, o percentual é ainda menor. A participação feminina na cabine de comando dos jatos comerciais é de apenas 2%. Também em outros países as mulheres são minoria. A média mundial é de pouco mais de 5%. Países como Finlândia (12%) e Suécia (8%) lideram o ranking.

Muitas dessas pilotos resolveram aproveitar as redes sociais para quebrar o preconceito e incentivar novas mulheres a abraçar a profissão, ou simplesmente para se manter conectadas com a famílias durante os dias fora de casa.

"Abri minha conta no Instagram para poder compartilhar meu trabalho e minhas viagens com minha família e amigos. Como piloto de avião, você está sempre longe e era difícil manter todos atualizados das minhas viagens", escreveu em um de seus posts a sueca Maria Pettersson, que tem 453 mil seguidores.

Leia também:

Fetiche de homens por aeromoças pode ter explicação que vai além da beleza

O que significam as faixas nos uniformes de pilotos e comissários de avião?

Sonha em comandar um avião? Veja quanto custa formação básica de um piloto

Além de uma conta no Instagram com 87 mil seguidores, a holandesa Michelle, que não revela o sobrenome, também tem um site com dicas para quem quer se tornar piloto de avião. "Percebi que a ideia de ser uma piloto de avião é cercada de conceitos errados. Meu objetivo é mostrar às pessoas como esse mercado é de verdade. Aviação não é só relaxar na praia e ganhar dinheiro. É um mercado de paixão e que exige trabalho duro para conquistar seus objetivos. Estou tentando mostrar que, com um pouco de sorte, todo mundo pode ser um piloto, desde que você se dedique 200%", diz.

Além de fotos do dia a dia da profissão, as pilotos mulheres que fazem sucesso nas redes sociais também abusam das fotos em momentos de relaxamento entre os voos. Como estão sempre em lugares diferentes ao redor do mundo, há sempre novidades.

Pilot Maria – 453 mil seguidores

A sueca Maria Pettersson é copiloto de Boeing 737 em uma companhia aérea europeia. Sua conta no Instagram tem fotos dentro da cabine de comando e de seus momentos de relaxamento.

Maria The Pilot – 363 mil seguidores

A também sueca Maria Fagerstrom tem 25 anos e atualmente mora nas Ilhas Canárias, na Espanha. Ela é piloto de Boeing 737 na companhia aérea Ryanair.

Pilot van Dam – 119 mil seguidores

holandesa Helen van Dam é copiloto de Boeing 737 na companhia Norwegian Airways e atualmente mora na Espanha. A maioria das fotos está relacionada aos bastidores da aviação.

Pilot Lindy – 116 mil seguidores

holandesa Lindy vive atualmente na Itália, onde trabalha como piloto de Boeing 717 para a companhia aérea de baixo custo Volotea em rotas de curta distância na Europa. Nas horas vagas, também pilota aviões de pequeno porte.

Echo Sierra 85 – 99,9 mil seguidores

Eser Aksan Erdogan é copiloto de Boeing 737 na companhia aérea turca Pegasus. Para os quase 100 mil seguidores, ela já deixa claro que é casada e feliz. O marido, aliás, também é piloto de avião e os dois viajam constantemente juntos.

Fly with Eva – 92,7 mil seguidores

holandesa Eva Claire começou sua carreira na companhia aérea Rynair pilotando aviões Boeing 737. Recentemente, Eva se mudou para Hong Kong, onde estará na cabine de comando do jumbo 747.

Dutch Pilot Girl – 87,3 mil seguidores

Além da conta no Instagram, a holandesa Michelle tem um blog e um canal no YouTube com dicas para quem pretende ser piloto de avião.

Voe com elas – 47,4 mil seguidores

O perfil Voe com elas, do Instagram, reúne fotos de diversas mulheres brasileiras que são pilotos de avião. A página já conta com mais de 1.400 fotos publicadas.

Cris Machiba – 38,1 mil seguidores

brasileira Cris Machiba trabalha como copiloto do jato Embraer 190 na companhia aérea Azul. A página do Instagram reúnes fotos na cabine de comando, com a tripulação e em diversos locais do Brasil.

Uma publicação compartilhada por @crismacahiba em

Aşkım Pelin Doğan – 32,3 mil seguidores

turca Aşkım Pelin Doğan é copiloto de Airbus A320 na companhia aérea Onur Air. Além de fotos no Instagram, também publica vídeos no YouTube com os bastidores dos voos.

Leia também:

Veja 5 dicas para deixar seu voo mais confortável, até na classe econômica

Airbus faz reajuste e A380 fica R$ 30 milhões mais caro; veja outros preços

Com 107 voos por dia, ponte aérea Rio-SP é a 5ª mais movimentada do mundo

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.