Topo

Potência dos motores do Airbus A380 equivale a 386 carros de Fórmula 1

Vinícius Casagrande

05/05/2019 04h00

Divulgação

Um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, virou um fracasso comercial e não será mais fabricado. Mesmo assim, seus números ainda causam curiosidade. Ele pode decolar com peso máximo de 575 toneladas. Para tirar esse gigante do chão, os quatro motores Engine Alliance GP7200 que equipam o avião precisam estar em potência máxima. Mas qual a força necessária para decolar um A380?

A medida de força dos motores de avião é diferente da dos automóveis por conta da forma de funcionamento de cada um deles. Os carros utilizam motores a pistão, que geram a força necessária para girar as rodas. Os aviões utilizam o conceito de lei da ação e reação, cujo deslocamento do ar na saída dos motores empurra a aeronave para frente.

Leia também:

Os motores de carros medem a potência em cavalos-força, enquanto os motores aeronáuticos medem a força de impulso ou empuxo, geralmente em libras. Isso dificulta a comparação entre as potências de carros e aviões.

Comparando carros e aviões

Alguns cálculos, no entanto, permitem converter essas medidas para uma comparação bastante próxima entre as forças dos motores de carros e aviões.

Se forem levados em consideração o peso, a velocidade e o arrasto da aeronave (a resistência da aeronave se movendo pelo ar), é possível calcular um número teórico de watts produzidos pelos motores. Um megawatt é igual a 1.341 cavalos de potência.

Segundo cálculos do gerente de manutenção da companhia aérea holandesa KLM, Rob Duivis, durante a decolagem os quatro motores GP7200 do Airbus A380 produzem juntos 230 megawatts de potência total. Isso equivale a 308.430 cavalos de potência durante a decolagem.

Um carro médio produz 100 cavalos de potência, enquanto um motor de Fórmula 1 tem cerca de 800 cavalos. Isso significa que os 308.430 cavalos dos quatro motores do A380 na decolagem equivalem à força de 386 motores de carros de Fórmula 1, diz Duivis.

Veja como é feita a lavagem externa de um A380 da Emirates

UOL Notícias

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Potência dos motores do Airbus A380 equivale a 386 carros de Fórmula 1 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.


Todos a bordo