Topo

Funcionários de aérea viajam de graça e podem levar parentes e até amigos

Vinícius Casagrande

16/10/2018 04h00

Companhias oferecem passagem grátis para funcionários (Divulgação)

Trabalhar em uma companhia aérea pode ser uma boa alternativa para quem gosta de viajar bastante. As empresas contam com pacotes de benefícios que permitem aos funcionários viajarem de graça ou com descontos consideráveis. Para usufruir desse benefício, no entanto, é preciso seguir algumas regras.

Nas passagens com desconto de 100% no valor da tarifa, o funcionário tem de pagar apenas as taxas de embarque dos aeroportos. Nessas condições, a reserva é feita em regime de standby. Isso significa que ele só pode embarcar no voo se houver lugar vazio no avião. A confirmação da viagem pode acontecer somente no portão de embarque do aeroporto.

Leia também:

Para ter a certeza da viagem, os funcionários têm a opção de comprar das companhias aéreas passagens promocionais com reserva garantida. Nesse caso, os descontos aplicados podem chegar a até 90% do valor do bilhete. Em casos de overbooking (quando há mais passagens vendidas do que o número de assentos disponíveis no avião), o funcionário é o primeiro a ter o embarque negado.

Os benefícios de desconto em viagens ainda podem se estender a parentes mais próximos e até a amigos, dependendo da companhia aérea. Além disso, as viagens não precisam ficar restritas aos destinos nos quais a empresa opera. Os funcionários podem adquirir passagens com desconto para voar com companhias aéreas parceiras.

Veja as principais regras das companhias brasileiras:

Azul

A Azul afirmou que todos os funcionários da empresa, além dos dependentes diretos (filhos e cônjuge), podem viajar de forma ilimitada para todos os destinos nos quais a companhia opera pagando somente a taxa de embarque. Nesse caso, as reservas são feitas na condição de standby, desde que haja assento vago no momento do embarque.

No caso de reservas com garantia de embarque, a Azul afirma que o funcionário e seus dependentes diretos podem ter até 90% de desconto se a tarifa do benefício estiver disponível. A passagem pode ser comprada com dez dias de antecedência da data da viagem.

Além dos destinos operados pela própria Azul, a companhia tem acordos com outras empresas aéreas internacionais que oferecem descontos aos funcionários da empresa. Há também parcerias para descontos em hotéis e para aluguel de carros, segundo a Azul.

Gol

Na Gol, os funcionários têm direito de 30 a 50 cotas de viagens (passagens de ida e volta) por ano, de acordo com o tempo de serviço. As cotas podem ser utilizadas por familiares e até três amigos.

Segundo a Gol, o benefício consiste na oferta de passagens aéreas com valor diferenciado, estabelecido de acordo com uma tabela que varia conforme a distância do trecho. Além disso, o desconto também é diferenciado dependendo para quem é a reserva. Funcionários, cônjuges e filhos são classificados em uma categoria, pais e irmãos em uma segunda categoria e amigos em uma terceira.

Os funcionários podem ter passagens grátis, pagando somente a taxa de embarque, quando tiram férias (uma cota por ano) e para viagens de lua-de-mel.

Para os destinos nos quais a Gol não opera, a empresa tem acordo com mais de 90 companhias aéreas internacionais. Segundo a empresa, funcionários, familiares e amigos cadastrados podem obter passagens com valores diferenciados tanto em regime de standby ou de assento confirmado.

Latam

A Latam afirmou apenas que seus funcionários possuem cotas anuais de passagens aéreas que variam entre 50% e 100% de desconto em todas as rotas da companhia, e que também estão disponíveis descontos especiais em companhias aéreas parceiras. O embarque pode estar sujeito à disponibilidade de assentos no voo ou ter assento confirmado, conforme cada cota.

Avianca

Os funcionários da Avianca têm direito a sete passagens de ida e volta por ano para destinos nacionais operados pela empresa pagando somente as taxas de embarque e de emissão. As reservas são feitas no regime de standby.

Outra opção é a Tarifa Colaborador, sem limite de utilização e com reserva garantida de assento. Nesse caso, os funcionários recebem até 70% de desconto e podem viajar também para os destinos internacionais da empresa.

Segundo a Avianca, todos benefícios de viagem são estendidos para os familiares cadastrados dos funcionários, como pais, cônjuge e filhos. Irmãos dos funcionários podem utilizar somente a Tarifa Colaborador.

No caso de viagens internacionais operadas por companhias aéreas parceiras, os descontos variam de acordo com os trechos e tarifas. Essa modalidade pode ser utilizada de maneira ilimitada pelo funcionário, mas há restrição na quantidade de assentos liberados por voo.

Em casos de doenças terminais, óbitos, calamidade pública ou acidentes com risco de morte envolvendo os familiares de seus funcionários, a Avianca também fornece passagens gratuitas para os destinos nacionais. Em viagens de lua-de-mel, o funcionário também pode escolher um destino internacional.

Leia também:

Piloto e copiloto nunca comem a mesma refeição

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Funcionários de aérea viajam de graça e podem levar parentes e até amigos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.


Todos a bordo