Topo

Aeroportos na China têm fila cor de rosa só para mulheres na área do raio-X

Todos a Bordo

01/10/2016 06h00

Foto: ViktorCap/Getty Images

Na China, os aeroportos estão criando filas exclusivas para mulheres passarem no raio-X, na área de controle de segurança.

Em setembro, o aeroporto internacional de Guangzhou Baiyun, na província de Guangdong, sudeste do país, criou três filas separadas, sinalizadas pela cor rosa, e atendidas somente por seguranças mulheres.

O aeroporto internacional de Pequim também adotou filas exclusivas para mulheres em março, antes da temporada de viagens da primavera. Aeroportos das cidades de Shenzhen, Kumming e Wuhan também decidiram separar o atendimento para as passageiras.

O objetivo, segundo as autoridades, é evitar que as passageiras sintam-se desconfortáveis se precisarem ser revistadas por seguranças –já que, nesse caso, isso será feito por profissionais do sexo feminino.

Outro objetivo, afirmam, é reduzir o tempo de espera (especialmente para os homens), já que as mulheres costumam carregar mais objetos que precisam ser inspecionados.

"As mulheres normalmente trazem mais coisas para embarcar, e nós pedimos normalmente que elas se preparem antecipadamente para passar pela checagem itens como cosméticos, celulares, iPads e outros pertences, para ajudar a economizar tempo", disse uma das seguranças mulheres, Liang Yanfei, ao jornal "China Daily".

Discriminação ou serviço VIP?

A representante da Federação de Mulheres local, He Ying, diz que não vê discriminação contra o público feminino na decisão. "Abrir uma fila de segurança para as mulheres, assim como aumentar o número de banheiros para mulheres, mostra cuidado com este público, não discriminação", disse ao jornal "China Daily".

Para ela, as mulheres "geralmente precisam de mais tempo para passar pela segurança nos aeroportos; sendo assim, criar essas filas exclusivas certamente vai ajudar o aeroporto a operar sem dificuldades".

"Nós nos sentimos mais confortáveis quando nossos casacos e malas são verificados por seguranças mulheres. Eu acho que isso é como um serviço VIP para as mulheres", disse uma passageira sobre o aeroporto de Pequim, segundo o jornal "People's Daily".

Filas só para homens

Segundo o jornal "The New York Times", as iniciativas seguem uma tendência de proteção das mulheres contra experiências degradantes ou hostis. A ideia, no entanto, é visto por alguns como um "retorno aos costumes paternalistas".

Também há informações sobre aeroportos chineses –como os de Xangai, Chengdu e Tianjin, entre outros– que adotaram filas exclusivas para homens.

Leia também:
Já pensou em avião com mictório? Fabricantes estudam como mudar banheiro
EUA tinham voo só para homens com bebida grátis e charuto liberado a bordo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aeroportos na China têm fila cor de rosa só para mulheres na área do raio-X - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.


Todos a bordo