IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

EUA tinham voo só para homens com bebida grátis e charuto liberado a bordo

Todos a Bordo

28/05/2016 06h00

Imagem: United Airlines

Passageiros embarcam para Nova York em voo exclusivo para homens

Por 17 anos, entre 1953 e 1970, a companhia aérea americana United Airlines ofereceu um voo diário, que ia de Nova York a Chicago, exclusivo para homens. O embarque de crianças era proibido e as aeromoças (apenas duas) eram as únicas mulheres permitidas a bordo.

Durante o percurso, que durava cerca de três horas, os passageiros, a maioria empresários ricos, aproveitavam para fumar charutos, tomar coquetéis e participar de jantares sofisticados.

Até 1956, todos os serviços eram cortesia da companhia aérea. Depois, o open bar foi reduzido a um limite de duas doses por passageiro.

Alguns serviços especiais, como resultado do fechamento do mercado financeiro do dia e revistas sobre economia e negócios também estavam disponíveis.

A ideia era transformar a viagem em um momento de relaxamento e diversão. Os anúncios da época diziam que o voo era um "Clube só para homens no céu".

Nele, os passageiros podiam "fumar seu cachimbo ou charuto, ficar mais confortável usando um par de chinelos, tirar o casaco e relaxar nos assentos macios da aeronave ou aproveitar a companhia no lounge".

Crédito: Reprodução/ Bording Area

Cartaz anuncia que voo é um "Clube no céu apenas para homens". Entre os serviços oferecidos estava a distribuição de bebidas, jantar com chef renomado, cotação do mercado financeiro e publicações.

De acordo com o site da companhia, mais de 10.500 passageiros voaram nessa linha exclusiva. Embora a United diga que os voos tinham uma taxa de ocupação de 80% a 90%, a aérea não esclarece a razão do fim do voo após 17 anos.

Leia também

Fabricante de bancos de Ferrari propõe airbags na primeira classe de aviões

Nova poltrona de classe executiva da Emirates tem TV gigante e bar privado

A R$ 256 mil, passagem aérea inclui cama de casal, sala de estar e chuveiro

Em 1930, voo parava 22 vezes para abastecer; saiba como era viajar na época

Congonhas, 80, já teve Carnaval e foi "point" para ver avião subir e descer

Após cinco anos, American e United voltam a oferecer snacks grátis em voos

 

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.