Topo

Conheça o avião de uma das missões mais perigosas de resgate no polo Sul

Todos a Bordo

23/06/2016 06h00

Imagem: Reprodução/National Science Foundation

Na última terça-feira (21), um avião bimotor Twin Otter aterrizou em uma base da Antártida para resgatar um membro da equipe de pesquisa americana no local que, após passar por um procedimento médico, precisou de hospitalização. Essa é uma das missões de resgate mais perigosas já realizada pelos Estados Unidos no polo Sul, segundo a Fundação Nacional da Ciência (NSF, na sigla em inglês), que administra a base. Agora, o frio e a escuridão estão no auge do continente, com temperaturas de -80ºC.

Após quase 9 horas de voo e mais de 2.000 quilômetros, o avião pousou com segurança na base de pesquisa norte-americana Amundsen-Scott. 

É a segunda vez que o pequeno avião participa de um resgate sob condições tão adversas no local. A primeira delas foi em 2001, quando também foi preciso buscar um membro da equipe que adoeceu. Mas a sua participação em missões no polo Sul é bastante comum. Antes das decolagens, combustível, baterias e sistema hidráulico precisam ser aquecidos.

Conheça 4 curiosidades sobre o pequeno avião:

O avião é usado em diversas partes do mundo

O Twin Otter (lontras gêmeas) é um avião bimotor de turbo-hélice usado em vários lugares do mundo. São conhecidos por sua construção robusta e bom desempenho em pousos e decolagens em pistas curtas e difíceis. Tem envergadura de 19,8 metros, e comprimento de 15,7m. Chega a 5.000 metros de altitude e pesa 5.670 quilos.

Reprodução/ VikingAir

Começaram a ser fabricados em 1965

Os primeiros modelos foram construídos em 1965, pela antiga empresa Havilland Canada.  As aeronaves foram vendidas em todo o mundo, principalmente para clientes que operam em ambientes rústicos, incluindo os desertos mais quentes do norte da África, as regiões montanhosas do Himalaia e nos arquipélagos do Oceano Índico. O avião foi fabricado durante 23 anos e sua produção foi encerrada em 1988, depois de 844 aeronaves serem entregues.

Versão para a Antártida

Reprodução/ British Antarctic Survey

A British Antarctic Survey, responsável por missões no polo Sul, possui quatro aeronaves do tipo, que comportam, cada uma, um piloto e quatro tripulantes. Cada uma delas tem uma espécie de ski nas rodas que aterrissam na neve, no gelo ou em qualquer outro tipo de pista difícil em áreas remotas. Normalmente, trabalham na Antártida de outubro a março de cada ano. Durante a temporada, transportam pessoas, combustíveis, trenós, alimentos e equipamentos para as bases remotas.

O avião já participou de outras missões

Em 2001, o Twin Other foi escolhido como o único avião capaz de resgatar um paciente crítico no polo Sul. Na época, a temperatura no polo Sul chegou a -60ºC. 

Leia também: 

Para espantar aves, aeroportos usam falcão-robô, cão e sabre de 'Star Wars'

Hotéis oferecem serviços especiais para acabar com jetlag dos hóspedes

Em 1930, voo parava 22 vezes para abastecer; saiba como era viajar na época

Projeto de assento do futuro tem aquecimento no pé e TV de 24″

Conheça seis aviões que pretendem desafiar as gigantes Boeing e Airbus

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça o avião de uma das missões mais perigosas de resgate no polo Sul - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.


Todos a bordo