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Aérea só tem poltrona executiva, serve champanhe e cobra metade do preço

Vinícius Casagrande

13/07/2019 04h00

Airbus A321neo usado pela companhia aérea francesa La Compagnie (Divulgação)

A companhia aérea francesa La Compagnie apostou em um modelo diferente de negócio e tem obtido bons resultados em seus cinco anos de operação. Na contramão do crescimento de empresas que adotam o modelo de baixo custo, a La Compagnie tem como foco o mercado de luxo. A empresa tem aviões equipados exclusivamente com assentos de classe executiva.

A empresa iniciou suas operações em 2014. Nesses cinco anos, já transportou mais de 250 mil passageiros, com uma taxa média de ocupação dos aviões de 80%.

O foco da empresa é a rota entre Paris (França) e Nova York (EUA). São de dois a três voos diários, dependendo do dia da semana. Durante o verão no hemisfério norte, a companhia também faz um voo sazonal entre Nice (França) e Nova York, com a opção de contratar um voo de sete minutos de helicóptero até Mônaco.

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São 76 assentos a bordo do Airbus A321neo, todos de classe executiva (Divulgação)

Autodenominada uma companhia aérea butique, a La Compagnie afirma que tem como princípio oferecer serviços exclusivos a preços menores. Segundo a empresa, suas passagens são de 30% a 50% mais baratas que as de classe executiva das companhias aéreas tradicionais.

Os bilhetes promocionais para voos de ida e volta saem por US$ 1.400 (R$ 5.250). Nas mesmas datas pesquisadas (6 a 12 de setembro), uma passagem na executiva da Air France sai por R$ 12.105. Na American Airlines, o valor chega a R$ 19.824. Na classe econômica da American Airlines, a passagem custa R$ 1.500.

A frota da empresa ainda é pequena. São três aviões, sendo dois Boeing 757 e um Airbus A321neo. Até o final do ano, vai receber um novo A321neo. Em cada aeronave, são 76 assentos distribuídos em 19 fileiras na configuração 2-2.

Todas as poltronas do Airbus A321neo reclinam 175º e viram cama (Divulgação)

Serviços aos passageiros

As mordomias começam antes mesmo do embarque. Todos os passageiros da companhia podem esperar o horário do voo em salas vips nos três aeroportos nos quais a La Compagnie opera voos, com direito a comida e bebida. Há ainda uma fila exclusiva para passar pelos controles de segurança dos aeroportos.

A bordo dos aviões da La Compagnie, as 76 poltronas têm 66 centímetros de largura, reclinam 175º e viram cama. Os passageiros recebem travesseiros antialérgicos, edredons e um kit de viagem com produtos cosméticos da marca francesa Caudalie. Nos novos aviões Airbus A321neo, o acesso ao wi-fi é grátis a todos os passageiros.

Menu do serviço de bordo da La Compagnie é assinado pelo chef Christophe Langrée (Divulgação)

O menu de bordo é assinado pelo chef Christophe Langrée, que também selecionou as opções de vinhos e champanhes. Por conta dos horários dos voos, o serviço de bordo é mais caprichado na viagem entre Paris e Nova York (voo diurno). Após a decolagem, é servida uma entrada fria, um prato quente, tábua de queijos e sobremesa. Antes do pouso, os passageiros têm a opção de três snacks salgados e três doces.

Antes do voo de retorno durante a noite, os passageiros podem jantar na sala vip do aeroporto de Newark. Segundo a empresa, na saída de Nova York é servida apenas uma refeição leve para permitir que os passageiros possam descansar. Eles recebem uma salada, uma sopa, uma tábua de queijos e uma sobremesa. Antes do pouso, no entanto, é servido um café da manhã completo, incluindo um croissant feito pela Maison Kayser especialmente para a La Compagnie.

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.