IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Após Gol, Aerolíneas Argentinas e American suspendem Boeing 737 Max no país

Alexandre Saconi

12/03/2019 20h21

Boeing 737 Max da Aerolíneas Argentinas/Divulgação Boeing

Após a Gol, única empresa nacional a operar o Boeing 737 Max no Brasil ter suspendido os voos com o modelo na segunda-feira (11),  duas empresas estrangeiras que usam o Max em voos no Brasil também anunciaram a suspensão.

A Aerolíneas Argentinas e a American Airlines são as únicas companhias estrangeiras que operam o avião no Brasil, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A empresa argentina anunciou que o modelo ficará em solo após o acidente de domingo. A empresa possui uma frota de 82 aeronaves ao todo, e apenas cinco são 737 Max, que já realizaram 7.550 voos sem registro de acidentes, aponta a empresa.

Anteriormente, a Apla (Associação de Pilotos de Linhas Aéreas da Argentina) havia orientado que seus associados não voassem mais o avião enquanto não fossem estipuladas medidas de segurança para as operações envolvendo o modelo.

American diz que foi por economia

A American Airlines possuía um voo programado com o 737 Max para ocorrer no dia 4 de maio de 2019, partindo dos Estados Unidos com destino a Brasília. Entretanto, esse modelo não será mais utilizado nesta rota por questões de autonomia e economia, diz a empresa, afastando qualquer relação com os acidentes.

A companhia ainda emitiu nota apontando que não irá deixar de utilizar o 737 Max em seus voos pelo mundo. Leia a íntegra da nota abaixo:

"A American Airlines estende suas condolências aos familiares e amigos dos passageiros a bordo do voo 302 da Ethiopian Airlines. Até o momento, não há fatos sobre a causa do acidente, além de reportagens. Nossas equipes de Voo, Serviço de Voo, Tecnologia e Segurança, junto com a Associação de Pilotos Aliados (APA) e a Associação de Comissários de Voo (APFA), vão monitorar de perto a investigação na Etiópia, seguindo nosso protocolo padrão para qualquer acidente aéreo. A American seguirá colaborando com a FAA e outros órgãos regulatórios, tendo em vista que a segurança de equipe e clientes é a nossa prioridade número um. Temos plena confiança em nossas aeronaves e tripulação, que são as melhores e mais experientes do setor."

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.