IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Vídeos mostram o pouso nos aeroportos mais assustadores do mundo

Vinícius Casagrande

17/02/2019 04h00

Os aviões modernos contam com recursos sofisticados para aproximação precisa nos aeroportos. No entanto, mesmo com essas tecnologias, algumas pistas de pouso são bastante desafiadoras para os pilotos. Em outros casos, a localização no meio da cidade ou mesmo muito próxima a uma praia, por exemplo, faz com que algumas pistas de pouso deixem os passageiros apreensivos durante os pousos e decolagens.

Um dos aeroportos tidos como mais assustadores do mundo fica em um dos pontos mais altos do planeta. Para chegar ao aeroporto de Tenzing-Hillary, em Lukla (Nepal), os pilotos precisam fazer várias manobras entre a cordilheira do Himalaia. O aeroporto é o principal ponto de entrada para os alpinistas que querem escalar o monte Everest.

Leia também:

Os passageiros que viajam ao Butão ou à ilha de Saba, no Caribe, têm sensação semelhante. O aeroporto de Paro (Butão) também está localizado em meio a diversas montanhas, exigindo manobras precisas a poucos metros da pista.

O aeroporto Juancho E. Yrausquin, em Saba, fica na ponta de uma pequena ilha no meio do Caribe. Toda a aproximação é feita sobre o mar, mas uma das cabeceiras da pequena pista fica exatamente ao lado de uma grande montanha.

Em outros casos, é o clima extremo que deixa a visão do pouso dos aviões bastante assustadora. Os aeroportos de Narsarsuaq, na Groenlândia, e de Courchevel, na França, costumam estar completamente cobertos de neve. O de Narsarsuaq parece estar em um grande deserto branco, enquanto o de Courchevel ainda tem o agravante de estar localizado no alto dos alpes franceses.

Outros aeroportos causam apreensão pela proximidade com o centro das cidades. O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é um bom exemplo.

É essa proximidade que faz do aeroporto Princesa Juliana, em St.Martin/St. Maarten um dos mais famosos do mundo. À beira da praia de Maho, o local fica repleto de turistas muito mais interessados em ver os aviões passando a poucos metros de suas cabeças do que no mar do Caribe.

Leia também:

5 razões para o fracasso do A380, o maior avião de passageiros do mundo

Caso Boechat: Táxi-aéreo sem autorização é menos seguro? Qual a diferença?

O dia em que o piloto deixou o filho brincar na cabine e derrubou um avião

UOL refaz rota em simulador do pouso de avião no rio Hudson, em Nova York

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.