Airbus, Boeing ou Embraer: quem tem mais aviões entre as aéreas do país?
Por Vinícius Casagrande
A Airbus é a fabricante de aviões preferida na frota das principais companhias aéreas brasileiras. A empresa europeia conta com 198 aviões em operação no Brasil, voando por Latam, Avianca e Azul. Na segunda posição, a Boeing tem 54 aviões a menos no país do que a Airbus. São 144 jatos da fabricante norte-americana voando pelas companhias Gol, Latam e Azul.
A brasileira Embraer aparece na terceira posição com 63 aviões. A Azul é a única companhia aérea que voa com aviões da Embraer. A franco-italiana ATR tem outros 45 aviões, sendo 33 na Azul, sete na Passaredo e cinco na MAP Linhas Aéreas. Os dados são das companhias aéreas.
Leia também:
– Emirates tem frota de avião mais cara: R$ 100 bi; Latam lidera no Brasil
– Briga de gigantes: compare os jatos Embraer 195-E2 e Airbus A220-100
– Pneu de avião custa US$ 2.500 e pode ser recauchutado até 11 vezes
No total, as principais companhias aéreas brasileiras contam com uma frota de 450 aviões. A frota brasileira inteira tem menos da metade dos aviões da American Airlines, companhia líder em número de aviões no mundo, com cerca de 950 unidades.
Entre os modelos, Boeing 737-800 é o líder
Considerando os modelos individualmente, o vencedor é da Boeing. Apesar de voar por apenas uma companhia aérea no Brasil, o Boeing 737-800 é o modelo de avião com maior quantidade em operação no país. Somente a Gol tem 92 aviões do modelo. Somando todas as versões do Boeing 737, são 121 aviões.
O modelo A320-200 aparece em segundo lugar na frota brasileira com 85 aviões. A Azul e a Avianca, no entanto, já contam com 29 unidades da mais recente versão do modelo, o A320neo. Somando as duas versões do avião, o modelo tem 114 unidades no país.
Latam tem a maior frota do Brasil
Com 140 aviões, a Latam tem a maior frota entre as companhias aéreas brasileiras. Em seguida, aparecem a Azul com 122 aviões e a Gol com 120 aeronaves. A Avianca tem 56 aviões.
A Azul é a companhia com a maior variedade de modelos entre as empresas brasileiras. São sete modelos de aviões, de quatro fabricantes diferentes. A Avianca tem seis modelos, todos da Airbus. A Latam também tem seis modelos, sendo quatro da Airbus e dois da Boeing. A Gol tem três versões diferentes do Boeing 737.
Segundo um estudo da consultoria Capa Center for Aviation, a Latam tem a frota mais valiosa do país, avaliada em US$ 4,1 bilhões (R$ 17 bilhões). A frota da Gol é avaliada em US$ 2,33 bilhões (R$ 9,66 bilhões). Ainda de acordo com o estudo da Capa, os aviões da Azul valem US$ 2,19 (R$ 9,08 bilhões). A frota da Avianca é avaliada em US$ 1,61 bilhão (R$ 6,67 bilhões).
Veja os modelos de aviões usados pelas companhias aéreas brasileiras:
– Boeing 737-800: 92 (todos da Gol)
– Airbus A320-200: 85 (58 na Latam, 26 na Avianca e um na Azul)
– Embraer 195: 54 (todos na Azul)
– ATR 72: 42 (33 na Azul, sete na Passaredo e dois na MAP)
– Airbus A321: 31 (todos na Latam)
– Airbus A320neo: 29 (17 na Azul e 12 na Avianca)
– Boeing 737-700: 26 (todos na Gol)
– Airbus A319: 26 (22 na Latam e quatro na Avianca)
– Boeing 767: 14 (todos na Latam)
– Airbus A330: 13 (sete na Azul e seis na Avianca)
– Embraer 190: 9 (todos na Azul)
– Boeing 777: 9 (todos na Latam)
– Airbus A318: 8 (todos na Avianca)
– Airbus A350: 6 (todos na Latam)
– ATR 42: 3 (todos na MAP)
– Boeing 737 MAX2: 2 (todos na Gol)
– Boeing 737-400: 1 (Azul)
Leia também:
– Jato mais barato do mundo pode ser financiado em 60x; veja valor
– SP pode ser uma das primeiras cidades a ter táxi voador elétrico da Airbus
– Caça da Boeing que faria Brasil-Japão em 3h só será viável em 10 a 20 anos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.