Airbus faz reajuste e A380 fica R$ 30 milhões mais caro; veja outros preços
A Airbus anunciou nesta segunda-feira (15) um reajuste de 2% em todos os seus jatos comerciais para o transporte de passageiros. Maior e mais valioso avião da fabricante europeia, o A380 ficou R$ 30 milhões mais caro. O modelo passa a custar US$ 445,6 milhões (R$ 1,425 bilhão). No ano passado, o preço do A380 era de US$ 436,9 milhões (R$ 1,395 bilhão).
No outro lado da tabela, o avião mais barato da Airbus é o A318, com capacidade para cerca de 130 passageiros e voltado para viagens curtas. O modelo passa a ter valor de tabela de US$ 77,4 milhões (R$ 247,52 milhões) – o A318 custava no ano passado US$ 75,9 milhões (R$ 242,77 milhões).
"Nossos novos preços para 2018 refletem os investimentos contínuos nos programas de aeronaves para maximizar o valor para a satisfação dos clientes, com combinação de performance, economia operacional e experiência do passageiro", afirma John Leahy, diretor comercial da Airbus.
Leia também:
Oficina de avião inclui costureiras e conserta até Airbus oficial do Temer
Escola de pilotos da Emirates tem jato brasileiro e aeroporto exclusivo
Jatos comerciais têm motor escondido na traseira. Sabe para que ele serve?
Todos os valores são os chamados "preço de lista", uma referência para todo o mercado. Cada avião que sai da fábrica, no entanto, pode ter um valor maior ou menor. O preço final depende da configuração exigida e das negociações entre a fabricante e as companhias aéreas.
Recorde de vendas e possível fim do A380
O anúncio do reajuste de preços dos aviões comerciais acontece logo após a Airbus divulgar as vendas recordes registradas no ano passado. A fabricante europeia recebeu 1.109 pedidos de novos aviões em 2017, contra 912 vendas da Boeing, sua principal concorrente.
No entanto, a Airbus perdeu para a Boeing no número total de aviões efetivamente produzidos no último ano. A fabricante norte-americana entregou 763 novas aeronaves, enquanto a Airbus produziu 718 aviões.
O diretor comercial da Airbus anunciou também que a companhia pode se ver obrigada a encerrar a produção do A380 caso não receba novas encomendas nos próximos anos. "Honestamente, se não chegarmos a um acordo com a Emirates [principal cliente do A380], não teremos outro remédio a não ser parar o programa", disse Leahy, durante a apresentação do informe comercial 2017 do grupo nesta segunda-feira.
Veja os novos valores dos aviões da Airbus:
A318: US$ 75,9 milhões (R$ 242,77 milhões)
A319: US$ 92,3 milhões (R$ 295,05 milhões)
A320: US$ 101 milhões (R$ 322,86 milhões)
A319neo: US$ 101,5 milhões (R$ 324,65 milhões)
A320neo: US$ 110,6 milhões (R$ 353,75 milhões)
A321: US$ 118,3 milhões (R$ 378,16 milhões)
A321neo: US$ 129,5 milhões (R$ 414,33 milhões)
A330-200: US$ 238,5 milhões (R$ 763,08 milhões)
A330-200 (cargueiro): US$ 241,7 milhões (R$ 773,32 milhões)
A330-800neo: US$ 259,9 milhões (R$ 831,55 milhões)
A330-300: US$ 264,2 milhões (R$ 845,31 milhões)
A350-800: US$ 280,6 milhões (R$ 897,78 milhões)
A330-900neo: US$ 296,4 milhões (R$ 948,33 milhões)
A350-900: US$ 317,4 milhões (R$ 1015,52 milhões)
A350-1000: US$ 366,5 milhões (R$ 1172,62 milhões)
A380: US$ 445,6 milhões (R$ 1,425 bilhão)
Leia também:
Jato da Embraer é o único a pousar na ilha de Napoleão com vento de 90 km/h
Dono de jatinho paga R$ 37 mil para estacionar e embarca sem fila e raio-x
Jatinho mais barato do mundo tem só um motor e paraquedas de emergência
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.