Agência europeia emite alerta de risco de incêndio nos aviões Airbus A350
A Agência Europeia de Aviação Civil (Easa) emitiu um alerta dizendo que há risco de incêndio nos tanques de combustível dos aviões Airbus A350. O problema estaria relacionado com um possível superaquecimento do fluido do sistema hidráulico, utilizado para movimentar algumas superfícies do avião.
O sistema de resfriamento do fluido está localizado nos tanques de combustível do avião e a temperatura elevada poderia causar o incêndio.
"Essa condição, se não detectada e corrigida, combinada com uma falha no sistema inercial do tanque de combustível (FTIS), poderia levar ao aquecimento incontrolável do fluido hidráulico, possivelmente resultando em uma ignição da mistura de ar e combustível no tanque", afirma a agência em seu relatório.
Segundo a Airbus, o problema está sendo solucionado com uma atualização do software que controla o sistema hidráulico do avião. A fabricante afirmou que o problema foi verificado pela própria Airbus e comunicado às autoridades aeronáuticas.
Ainda segundo a Airbus, os aviões do modelo A350 podem continuar voando normalmente enquanto o problema é corrigido. A Easa já comunicou todas as companhias aéreas que voam com esse modelo de avião para fazer a atualização do software.
A lista de itens que deverão ser inspecionados antes de cada voo também foi revisada, especialmente aqueles que envolvem o sistema hidráulico do avião. A Airbus afirma que está sempre em busca do aperfeiçoamento de seus aviões.
Em todo o mundo, há 100 aviões do modelo A350-900 em operação. No Brasil, a Latam é a única companhia aérea que opera com esse avião. A empresa tem três A350-900 em sua frota e afirmou que segue todas as recomendações da fabricante para a operação do modelo.
Leia também:
Jatos comerciais têm motor escondido na traseira. Sabe para que ele serve?
Você sabe como funciona um motor de avião a jato?
Aviões seguem estradas invisíveis no céu e não podem ir por onde quiserem
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.