IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Veja as 10 aéreas mais antigas do mundo que sobreviveram e ainda voam

Todos a Bordo

08/06/2017 04h00

Companhia aérea holandesa foi fundada em 1919 (Foto: Divulgação)

Por Vinícius Casagrande

A crise no mercado de aviação é uma constante em um negócio com pouco mais de um século de existência. Ao longo da história, diversas companhias aéreas simplesmente não resistiram aos contratempos do mercado e deixaram de existir, como as icônicas Pan Am e as brasileiras Varig, Vasp e Transbrasil.

Primeira companhia aérea do mundo, a alemã Delag, por exemplo, durou pouco mais de 25 anos, entre novembro de 1909 e março de 1935. Quando deixou de voar, mais de uma centena de outras empresas de aviação já havia sido criada em todo o mundo.

A maioria das companhias aéreas pioneiras já deixou de voar, mas diversas outras resistem bravamente ao tempo e continuam ganhando os céus de todo o mundo. Conheça as dez companhias aéreas em atividade mais antigas do mundo.

Empresa é a mais antiga ainda em operação no mundo (Foto: Divulgação)

KLM (Holanda) – 7 de outubro de 1919

A KLM (Koninklijke Luchtvaart Maatschappij ou Companhia Aérea Real Holandesa) é a mais antiga empresa de aviação ainda em operação no mundo, com quase 98 anos. Criada em outubro de 1919, o primeiro voo da companhia foi realizado somente no ano seguinte.

No dia 17 de maio de 1920, o piloto inglês decolou com um avião alugado De Havilland DH-16 de Londres, na Inglaterra, com destino a Amsterdã, na Holanda. Em 1921, a KLM adquiriu seus primeiros aviões próprios, modelos Fokker F-II e F-III, e contratou seus primeiros pilotos.

Ao longo de sua história, a KLM viveu anos de glória, mas também enfrentou sérias crises. A empresa deixou de voar durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2004, a companhia se juntou com a Air France, para formar um dos maiores grupos europeus. Atualmente, a empresa tem 32 mil funcionários, cerca de 115 aviões e faz 145 destinos em todo o mundo.

Avianca Colômbia está em segundo lugar entre as mais antigas (Foto: Divulgação)

Avianca (Colômbia) – 5 de dezembro de 1919

Criada com o nome de SCADTA (Sociedad Colombo Alemana de Transporte Aéreo), somente em 1940 passou a se chamar Avianca (Aerovías Nacionales de Colombia S.A), após a fusão da SCADTA com o Servicio Aéreo Colombiano.

Os primeiros voos da companhia começaram em 1920 com os aviões anfíbios Junker, entre Barranquilla e Puerto Berrío, ambas na Colômbia. A empresa só chegou até a capital Bogotá em 1929. A expansão internacional começou em 1946, com voos para outros países da América do Sul e para os Estados Unidos.

No início dos anos 2000, a Avianca passou por uma séria crise financeira e chegou a estar em estados de recuperação judicial, até que o grupo Synergy adquiriu o controle da empresa. A presença da Avianca ficou mais forte no Brasil a partir de 2010, quando a antiga Onceanair se transformou em Avianca Brasil.

Companhia australiana nunca interrompeu voos ou mudou de nome (Foto: Divulgação)

Qantas (Austrália) – 16 de novembro de 1920

O primeiro voo da Qantas, criado em 1920, decolou somente em 1922 com um avião Armstrong Whitworth FK8 na rota entre Longreach e Cloncurry. O nome Qantas significa Queensland and Northern Territory Aerial Services (Serviços Aéreos do Território do Norte e Queensland).

A Qantas ostenta o título de companhia aérea mais antiga a operar voos regulares sem interrupções ao longo de sua história e mantendo o mesmo nome desde a sua fundação.

Maior companhia aérea da Oceania, a Qantas tem atualmente 35 mil funcionários e conta com o quarto voo mais longo do mundo, ligando Dallas, nos Estados Unidos, a Sydney, na Austrália. O voo percorre 13.798 km em 17h05.

Companhia russa foi criada originalmente com o nome Dobrolet (Foto: Divulgação)

Aeroflot (Rússia) – 9 de fevereiro de 1923

A companhia aérea russa surgiu em 1923 com o nome de Dobrolet para desenvolver a aviação civil no maior país em extensão territorial do mundo. A empresa passou a utilizar o nome Aeroflot somente em 1932

Mais do que transportar passageiros, a empresa também tinha a missão de mostrar ao mundo o poder da antiga União Soviética. Em 1956, a Aeroflot começou a voar com o primeiro avião comercial a jato desenvolvido no país, o modelo Tupolev TU-104. Ainda no final da década de 1950, começou a voar com o modelo Tupolec TU-114, o maior avião comercial da época.

Em 1992, após o fim da União Soviética, a Aeroflot se tornou uma empresa de capital aberto e trocou o nome oficial de Aeroflot Companhia Aérea Soviética para Aeroflot Companhia Aérea Russa Internacional.

Somente a partir de então que a empresa passou a utilizar aviões fabricados fora da Rússia. O primeiro modelo foi um Airbus A310-300, e dois anos depois, adquiriu um Boeing 767-300ER. Hoje, a Aeroflot tem cerca de 160 aviões de diversos modelos da Boeing e Airbus. Dos aviões russos, há apenas o Sukhoi Superjet 100-95.

Empresa surgiu com o nome da antiga Checoslováquia (Foto: Divulgação)

Czech Airlines (República Checa) – 6 de outubro de 1923

Quando a Czech Airlines foi criada em 1923, a República Checa ainda era chamada de Checoslováquia. Por conta disso, o nome original da empresa era Czechoslovak State Airlines (Companhia Aérea de Estado da Checoslováquia).

O primeiro voo da empresa aconteceu poucos dias após a sua fundação oficial. Em 29 de outubro de 1923, a empresa estreava a rota entre Praga, hoje na República Checa, e Bratislava, atual capital da Eslováquia. Na época, esse era um voo doméstico, já que as duas cidades faziam parte da antiga Checoslováquia. O voo de 321 km foi feito em um avião biplano Aero A-14 (Brandenburg).

Atualmente, a empresa conta com uma frota de apenas 18 aviões, sendo um Airbus A330-300, nove Airbus A319-100, cinco ATR-72 e três ATR-42.

Nome atual da empresa foi adotado em 1953 (Foto: Divulgação)

Finnair (Finlândia) – 1 de novembro de 1923

A companhia aérea finlandesa é outra que mudou de nome ao longo de sua história. A empresa foi criada originalmente com o nome de Aero. No início, a empresa operava com aviões anfíbios, já que não havia nenhuma pista de pouso na Finlândia naquela época. Os aviões usavam boias no verão e esquis no inverno.

As pistas de pouso passaram a ser utilizadas aos poucos, até que em 1936 os aviões anfíbios foram abandonados. A empresa crescia, mas a Segunda Guerra Mundial fez com que o governo tomasse o seu controle para uso militar.

Após o conflito, em 1947 a empresa passou a utilizar o nome de Finnish Airlines. Mas, em 1953, sofreu uma nova mudança de nome, passando a adotar o atual Finnair na pintura dos aviões. Oficialmente, o nome só foi alterado em 1968.

Desde a década de 1980, a companhia se autodenomina como a companhia aérea oficial do Papai Noel.

A Delta surgiu como empresa de pulverização agrícola (Foto: Divulgação)

Delta Airlines (Estados Unidos) – 30 de maio de 1924

Com o nome de Huff Daland Duster, a mais antiga companhia aérea dos Estados Unidos começou como uma empresa agrícola para pulverização de lavouras. A empresa passou a adotar o nome Delta em 1928, iniciando o transporte de passageiros no ano seguinte.

Em 1941, mudou sua sede para a cidade de Atlanta. O crescimento da empresa fez com que atualmente o aeroporto da cidade se tornasse o mais movimentado do mundo, com mais de 104 milhões de passageiros por ano.

Em 2007, a Delta viveu seu momento mais delicado ao passar por um processo de concordata para sanar suas dívidas. No ano seguinte, teve uma fusão com a Northwest Airlines, criando a maior companhia aérea do mundo. Atualmente, a empresa tem mais de 850 aviões e voa para mais de 300 destinos.

No Tajiquistão, os aviões surgiram antes dos carros e dos trens (Foto: Divulgação)

Tajik Air (Tajiquistão)– 3 de setembro de 1924

A companhia aérea estatal do Tajiquistão era chamada originalmente de Tajikistan Airlines na época de sua fundação. A aviação foi pioneira no transporte de massa no país. Os aviões surgiram no Tajiquistão dois anos antes dos carros e cinco anos antes dos trens.

A empresa já teve grande presença internacional. Atualmente, conta apenas 18 destinos para cidades do Tajiquistão, Rússia, Irã, Índia e China.

Air Serbia teve problemas duas vezes por conta de guerras (Foto: Divulgação)

Air Serbia (Sérvia) – 17 de junho de 1927

Air Serbia foi fundada como a Sociedade de Transporte Aéreo AEROPUT em junho de 1927, sendo a companhia aérea oficial dos reinos da Sérvia, Croácia e Eslovênia. A empresa teve seus serviços interrompidos durante a Segunda Guerra Mundial. Em abril de 1947, retomou os voos com o nome de Jugoslovenski Aeritransport, conhecida no mundo como Yugoslav Airlines.

Na década de 1990, a guerra civil iugoslava trouxe mais problemas para a companhia aérea. Em 1992, a empresa adotou o nome de JAT. Depois de enfrentar problemas financeiros e ter parte de suas ações adquiridas pela Etihad, a empresa ganhou o nome atual de Air Serbia.

Atualmente, a companhia aérea sérvia possui uma frota de 20 aeronaves, incluindo Airbus A 319, A 320, Boeing 737-300, ATR 72-200 e ATR 72-500.

Primeiro voo da espanhola Iberia aconteceu em 1927 (Foto: Divulgação)

Iberia (Espanha) – 28 de junho de 1927

A companhia aérea espanhola lançou seu primeiro voo comercial na rota entre Madrid e Barcelona em dezembro de 1927. No início, a empresa contava com apenas três aviões Rohrbach Ro VIII Roland.

A expansão internacional da empresa começou no início da década de 1940, com voos para Londres, Lisboa, Paris e Roma, na Europa, e Buenos Aires e Montevidéu na América do Sul.

Com a crise que afetou grande parte das companhias aéreas no início dos anos 2000, a empresa se uniu, em janeiro de 2011, à inglesa British Airways para formar uma nova empresa chamada International Airlines Group (IAG). Apesar da fusão, as empresas continuam operando com suas próprias marcas.

Leia também:

90 anos da Varig: aviões tinham caviar e serviço eleito o melhor do mundo

Pior acidente da aviação mundial, com 583 mortos, completa 40 anos

Treino do A380 inclui remover 500 pessoas em 90 segundos e fazer maquiagem

Apenas 13 empresas têm o maior avião do mundo em sua frota; veja quais são

Este avião é o campeão nas rotas mais longas do mundo, com mais de 16h

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.