IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Foto de passageiro no bar e emoção de tripulante: veja como é voar no A380

Todos a Bordo

28/03/2017 12h03

O maior avião de passageiros do mundo, o A380, começou a ser usado pela companhia aérea Emirates na rota entre São Paulo e Dubai, nos Emirados Árabes, neste fim de semana. O Airbus pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no fim da tarde de domingo (26). E partiu rumo a Dubai no início da madrugada da segunda-feira (27).

O blog Todos a Bordo fez a viagem entre São Paulo e Dubai e conta alguns detalhes do voo de 14 horas de duração.

O lounge localizado no segundo andar do A380 da Emirates. Foto: Claudia Andrade/UOL

O lounge, que pode ser frequentado só pelos clientes da executiva e da primeira classe, é um dos maiores atrativos do A380 da Emirates, junto com o spa com chuveiro, de uso restrito de quem viaja na primeira classe.

Na viagem, o lounge teve períodos de calmaria, durante a madrugada. Mas há sempre alguém circulando por ali, até porque quatro banheiros estão localizados nesta área.

Brasil entra na rota do A380

UOL Notícias

Se, entre uma refeição e outra o passageiro quiser comer ou beber alguma coisa, basta ir ao lounge bar, onde vai encontrar sanduíches, doces, salgados e muitas bebidas. No caso das comidas, o viajante pode se servir à vontade. As bebidas são pedidas para o tripulante que fica no bar. Tudo é incluído na passagem, e não há cobranças adicionais.

Fora os petiscos, o menu de jantar na executiva incluiu entradas (sopa, frango defumado, camarão refogado), pratos principais (filé de carne grelhado, frango empanado com curry, peixe assado) e sobremesas (brownie, bolo com cobertura streusel – farofa doce, frutas, tábua de queijos).

Uma das opções de café da manhã da classe executiva do A380 da Emirates. Foto: Claudia Andrade/UOL

Fotos e curiosidade em ver o lounge

Os passageiros também iam ao lounge para tirar fotos ou conversar com tripulantes. A chefe de equipe Bianca Prado trabalha há quase uma década na Emirates e já viajou várias vezes no A380. O que chamou a atenção da comissária no voo foi a curiosidade dos passageiros sobre o avião. "Realmente os passageiros estavam superempolgados por estarem voando no A380".

Para Gilberto Wallerius, que viajava a passeio com amigos, a área onde fica o bar torna o voo longo mais agradável. "Quando você viaja em um cruzeiro, você tem muitas atividades, os hotéis também têm muitas atividades. Os voos não têm tanta coisa, geralmente só os filmes. Com o lounge, você cria um atrativo".

O casal Fernando Pacheco Veríssimo e Mara Cristina Veríssimo iniciou a comemoração de 25 anos de casamento no voo da Emirates. Eles disseram que só souberam que voariam no A380 ao chegar a Guarulhos. "O que mais chamou a atenção foi o atendimento. Só faltam adivinhar o que você quer", afirmou Fernando.

O casal Fernando e Mara tira foto com comissárias depois do voo. Foto: Claudia Andrade/UOL

30 tripulantes

Segundo a chefe de equipe Bianca Prado, o voo SP-Dubai contou com 30 tripulantes, incluindo três pilotos e dez comissários brasileiros. "Foi muito orgulho para nós representar lá fora o nosso país e estar no maior avião do mundo, na maior cidade do Brasil", disse. "Confesso que fiquei muito emocionada".

O avião de dois andares tem capacidade para 491 passageiros. Os voos da rota São Paulo-Dubai são diários. Este é o primeiro voo comercial regular do A380 para a América do Sul.

A chefe de equipe Bianca Prado tira foto com colega no lounge do avião. Foto: Arquivo Pessoal

A Emirates vai remodelar a área do lounge bar do gigante da Airbus. Os novos aviões terão uma configuração que permitirá aos passageiros sentarem-se frente a frente. O objetivo, segundo a aérea, é aumentar a interação.

Na configuração atual, que é a encontrada no A380 da rota SP-Dubai, há apenas bancos encostados na fuselagem, que deixam os passageiros de costas para as janelas.

Esses bancos têm cintos de segurança, para momentos de turbulência durante a viagem – podendo ser ocupados nestes momentos tanto por passageiros como por tripulantes, de acordo com a situação. No voo inaugural, porém, a estabilidade foi presente na maior parte do tempo, com alguns poucos períodos em que foi possível observar alguma movimentação do gigante da Airbus.

(A repórter Claudia Andrade viajou a convite da Emirates)

Leia também:
Pistas de Guarulhos são alargadas para voos diários do maior avião do mundo

Apenas 13 empresas têm o maior avião do mundo em sua frota; veja quais são

Pijama hidratante é o novo mimo oferecido pela melhor aérea do mundo

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.