Carro voador é novidade? Modelos já existiam desde a década de 1930
Pode parecer um exercício de ficção, mas a ideia de entrar em um carro e optar por dirigi-lo no chão ou voar ronda a imaginação de muitos inventores há bastante tempo.
O único problema é que, pelo menos até o final dos anos 2000, o que vimos foi uma sequência de invenções que praticamente não saíram de sua versão protótipo, como o Wagner Aerocar, misto de carro e helicóptero, ou o avião de Waldo Waterman, que teve apenas cinco modelos construídos.
Conheça a história de alguns deles:
1937 – Waterman
Em 1937, um dos pioneiros da aviação, o americano Waldo Waterman, construiu uma engenhoca considerada um dos primeiros carros capazes de voar no mundo. Para criar o "avião", Waterman utilizou vários componentes de um carro comum, como maçanetas, gerador, bateria, motor e capô. Para funcionar no chão, as duas asas podiam ser destacadas separadamente. O primeiro voo aconteceu em 21 de fevereiro de 1937 e apenas cinco exemplares foram construídos.
1946 – Convair Model 116 e 118
O primeiro protótipo do Convair Model 116 ficou pronto em 1946 e fez 66 voos de teste. O carro tinha motor de 130 cavalos e chegava a 177 km/h em voo e 100 km/h em terra. O plano inicial era a produção comercial de mais de 100 mil unidades. Mas em um dos testes da segunda versão do carro voador, o Convair Model 118, foi preciso fazer um pouso forçado e o veículo ficou destruído. O projeto foi cancelado logo em seguida.
1949 – Aerocar
O Aerocar era um carro voador de dois lugares, quatro rodas e com uma velocidade de 160 km/h. Custava US$ 25 mil e levava apenas cinco minutos para ser convertido de avião para carro (suas asas eram dobráveis). Embora seu inventor, Moulton Taylor, tenha conseguido atrair a atenção de vários compradores, apenas seis modelos foram construídos. Um deles continuou voando até 2008.
1953 – Bryan Autoplane
O carro voador tinha asas retráteis e voou pela primeira vez em 1953. Sua segunda versão chegou a 80 horas de voo e rodou mais de 6.000 quilômetros antes de sofrer um acidente. A terceira versão, que foi feita a partir de um Chevrolet Corvair, caiu durante um voo rasante em 1974, deixando uma pessoa morta.
1965 – Wagner Aerocar
Um misto de carro e helicóptero, o Wagner Aerocar não passou da fase de protótipo, uma vez que sua comercialização era muito cara e difícil. O pequeno helicóptero tinha capacidade para quatro pessoas e fez poucos voos de teste. Seu último voo foi no início da década de 1970.
1973 – Ave Mizar
Dois protótipos do carro foram construídos a partir de uma combinação de um avião Cessna Skmaster e um automóvel Ford Pinto. Apenas um deles participou de testes. Em 11 de setembro de 1973, durante um voo de teste, uma das asas soltou-se do automóvel, provocando sua queda e explosão. Duas pessoas morreram.
Leia também:
Empresas planejam lançar carros voadores em 2017; veja modelos
De patinete com hélice a disco voador, aeronaves parecem ser de ficção
Em 1940, helicóptero acomodava uma pessoa e pesava pouco mais de 500 kg
Para ter sorte, pilotos desenhavam de pin-up a tubarão em aviões de guerra
Menores aviões do mundo são mais leves e mais curtos que um carro
Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros; conheça alguns
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.