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‘Hospital’ de avião cuida de nariz quebrado e faz check-up que leva um mês

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06/07/2016 06h00

Se a revisão de um carro já é um trabalho meticuloso, imagine como é o check-up de um avião. Em algumas manutenções mais longas, feitas a cada dois anos em média, o avião é todo desmontado e cada componente, da pintura à limpeza dos cintos de segurança passam por uma revisão.

Para dar conta de todo esse trabalho, as companhias aéreas que têm uma grande frota de aviões costumam ter a sua própria "oficina", ou os chamados centros de manutenção.

O UOL visitou o centro de manutenção da Latam (antiga Tam), que fica em São Carlos (no interior de SP). O conjunto de 22 oficinas é o maior da América Latina, tem 1.300 funcionários, funciona 24 horas por dia e tem capacidade de atender 200 aviões por ano, 9 ao mesmo tempo.

Um dos seis hangares do centro de manutenção. Imagem: Cintia Baio/UOL

Um dos seis hangares do centro de manutenção. Imagem: Cintia Baio/UOL

Nos 15 anos de funcionamento, as oficinas da Latam já receberam mais de 2.000 aviões e checaram mais de 500 mil componentes. A maioria das aeronaves (ou parte delas) é da Latam, mas o centro de manutenção já atendeu aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) e outras companhias aéreas.

Como é feito

Em uma manutenção mais longa, conhecida como "check C", o avião permanece no centro por, aproximadamente, 34 dias e envolve cerca de 60 profissionais ao mesmo tempo. Quem determina a periodicidade das revisões é o fabricante da aeronave.

Durante esse tempo, ele é totalmente desmontado (em muitos casos, recebe nova pintura) e as peças que precisam de revisão ou reparo são encaminhadas a cada uma das 22 oficinas que fazem parte do complexo. Cada uma delas tem uma função, que vai desde a limpeza do cinto de segurança até o teste completo dos computadores de bordo.

Oficina que cuida de estofados e cadeiras. O centro de manutenção também tem uma equipe de costureiras. Crédito: Cintia Baio/UOL

Oficina que cuida de estofados e cadeiras. O centro de manutenção também tem uma equipe de costureiras. Crédito: Cintia Baio/UOL

"A estrutura de cada uma dessas oficinas é bem parecida com linhas de montagem de uma fábrica, onde cada componente é desmontado, revisado e testado novamente", explica Alexandre Peronti, diretor do centro de manutenção.

Na oficina de trem de pouso, por exemplo, o equipamento é desmontado, revisado e pintado novamente. A manutenção é feita a cada 18 mil ciclos (que corresponde, cada um, a um pouso e uma decolagem).

Outra oficina cuida do reparo do "nariz" dos aviões que foram danificados após colisão com pássaros. Em 16 dias, toda a estrutura é substituída por uma nova.

"Nariz" de um avião recebe retoques em oficina. Imagem: Cintia Baio/UOL

Escorregadeiras são testadas em oficina. Após infladas, devem permanecer estáveis por seis horas. Imagem: Cintia Baio/UOL

Escorregadeiras são testadas em oficina. Após infladas, devem permanecer estáveis por seis horas. Imagem: Cintia Baio/UOL

Supercomputadores testam avião

Um dos locais mais importantes do centro de manutenção é a oficina que revisa os computadores de bordo responsáveis pelo controle de diversas funções do avião (como radar, navegação e piloto automático). Quem faz esse trabalho de busca de possíveis falhas nos programas são supercomputadores que chegam a custar US$ 10 milhões.

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Hangares

Nos hangares (que funcionam como grandes galpões), os aviões são desmontados e pintados. As pinturas são feitas em, aproximadamente, oito dias, como é o caso dos A320 que receberão o novo logotipo da empresa.  

Avião recebe nova pintura no centro de manutenção. Imagem: Cintia Baio/UOL

Avião recebe nova pintura no centro de manutenção. Imagem: Cintia Baio/UOL

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Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.