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Avião tem de fazer espécie de endoscopia quando uma ave entra na turbina

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08/05/2015 06h00

Crédito: Reinaldo Canato

A boroscopia permite verificar partes internas do motor sem desmontagem. (Foto: Reinaldo Canato/UOL)

A manutenção de rotina de aeronaves é mais rápida, eficiente e econômica com o emprego da técnica da boroscopia, uma inspeção do motor feita por meio de uma sonda com uma microcâmera na ponta. Isso evita que o motor seja desmontado apenas para verificação. O processo é semelhante ao da endoscopia, exame realizado em seres humanos e animais para se investigar possíveis problemas no aparelho digestivo.

A boroscopia é usada, por exemplo, para a inspeção das partes internas quando ocorre o que se chama de "ingestão de pássaro", acidente relativamente comum na aviação. Quando uma ave entra em uma turbina durante o voo, pode se chocar contra peças e causar danos.

Boroscópios de última tecnologia têm tela de LCD sensível ao toque e geram gráficos tridimensionais, com dados atualizados em tempo real. A microcâmera ajuda o mecânico a entender o tamanho do problema (o sistema gera medidas de arranhões e amassados automaticamente). Com essas informações, o profissional pode consultar o manual do fabricante para ver se será necessária a substituição da peça atingida.

"Nos manuais, constam parâmetros para conserto – danos superficiais, dentro de limites estabelecidos, não causam prejuízo ao funcionamento do motor", explica o diretor técnico da TAM em São Paulo, Sergio Novato. Nesses casos, a boroscopia evita desmontagens comprovadamente desnecessárias de itens muito caros. Motores de aviões comerciais podem custar de US$ 6 milhões (R$ 18 milhões) e US$ 30 milhões (R$ 90 milhões), a unidade – normalmente, são dois por aeronave.

Crédito: Reinaldo Canato

A microcâmera do boroscópio pode ter entre 6 e 10 milímetros de espessura. (Foto: Reinaldo Canato/UOL)

A manutenção desses aviões costuma ocorrer no período da noite, no caso de aeronaves usadas em trechos domésticos, e durante o dia, em aviões empregados em voos internacionais. Isso porque o serviço precisa ocorrer no turno ocioso das aeronaves. Segundo Novato, 87% do trabalho dos mecânicos de avião da empresa são realizados em procedimentos preventivos.

A técnica da boroscopia também pode ser usada para treinamento de mecânicos de avião. Com ela, estudantes podem ver, por dentro, um motor inteiro, em pleno funcionamento.

Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.