‘Hospital’ de avião cuida de nariz quebrado e faz check-up que leva um mês
Se a revisão de um carro já é um trabalho meticuloso, imagine como é o check-up de um avião. Em algumas manutenções mais longas, feitas a cada dois anos em média, o avião é todo desmontado e cada componente, da pintura à limpeza dos cintos de segurança passam por uma revisão.
Para dar conta de todo esse trabalho, as companhias aéreas que têm uma grande frota de aviões costumam ter a sua própria "oficina", ou os chamados centros de manutenção.
O UOL visitou o centro de manutenção da Latam (antiga Tam), que fica em São Carlos (no interior de SP). O conjunto de 22 oficinas é o maior da América Latina, tem 1.300 funcionários, funciona 24 horas por dia e tem capacidade de atender 200 aviões por ano, 9 ao mesmo tempo.
Nos 15 anos de funcionamento, as oficinas da Latam já receberam mais de 2.000 aviões e checaram mais de 500 mil componentes. A maioria das aeronaves (ou parte delas) é da Latam, mas o centro de manutenção já atendeu aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) e outras companhias aéreas.
Como é feito
Em uma manutenção mais longa, conhecida como "check C", o avião permanece no centro por, aproximadamente, 34 dias e envolve cerca de 60 profissionais ao mesmo tempo. Quem determina a periodicidade das revisões é o fabricante da aeronave.
Durante esse tempo, ele é totalmente desmontado (em muitos casos, recebe nova pintura) e as peças que precisam de revisão ou reparo são encaminhadas a cada uma das 22 oficinas que fazem parte do complexo. Cada uma delas tem uma função, que vai desde a limpeza do cinto de segurança até o teste completo dos computadores de bordo.
"A estrutura de cada uma dessas oficinas é bem parecida com linhas de montagem de uma fábrica, onde cada componente é desmontado, revisado e testado novamente", explica Alexandre Peronti, diretor do centro de manutenção.
Na oficina de trem de pouso, por exemplo, o equipamento é desmontado, revisado e pintado novamente. A manutenção é feita a cada 18 mil ciclos (que corresponde, cada um, a um pouso e uma decolagem).
Outra oficina cuida do reparo do "nariz" dos aviões que foram danificados após colisão com pássaros. Em 16 dias, toda a estrutura é substituída por uma nova.
Supercomputadores testam avião
Um dos locais mais importantes do centro de manutenção é a oficina que revisa os computadores de bordo responsáveis pelo controle de diversas funções do avião (como radar, navegação e piloto automático). Quem faz esse trabalho de busca de possíveis falhas nos programas são supercomputadores que chegam a custar US$ 10 milhões.
Hangares
Nos hangares (que funcionam como grandes galpões), os aviões são desmontados e pintados. As pinturas são feitas em, aproximadamente, oito dias, como é o caso dos A320 que receberão o novo logotipo da empresa.
Leia também
– Veja como é feita a manutenção de um avião da GOL
– Veja o caminho de um avião "zero-quilômetro" da fábrica até a empresa aérea
– Como piloto é treinado para conduzir avião novo que ele ainda não conheça?
– Avião tem de fazer espécie de endoscopia quando uma ave entra na turbina
– O trabalho e as histórias do 'síndico' do Aeroporto Santos Dumont
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.