Aeroportos antigos viram hotéis, pista de boliche e abrigo para refugiados
O que acontece com um aeroporto desativado? A resposta, para a maioria deles, é simples: fica abandonado. Alguns deles transformam-se em lugares, no mínimo, assustadores, como o Aeroporto Internacional de Nicosia, na Ilha de Chipre. Em 1974, ele foi bombardeado pelo exército turco e desde então está abandonado.
Mas outros ganham nova roupagem e se transformam em hotéis, centros esportivos, praças e até pistas de boliche. Conheça alguns:
– Parque nos EUA
Inaugurado em 1931, o Floyd Bennett, foi o primeiro aeroporto de Nova York e um dos principais da cidade. Foi substituído pelo Aeroporto de Newark e em 1972 transformou-se em uma área de recreação nacional americana. Hoje é um parque público com alguns edifícios históricos que fizeram parte do aeroporto.
- Hotel em Terminal
Em 1962, a companhia aérea americana TWA construiu um terminal no aeroporto internacional JFK (Nova York) tão sofisticado que ficou conhecido como símbolo da "Era do Jato". Na década de 90, a companhia passava por dificuldades financeiras e em 2001 foi vendida para a American Airlines, que desativou o espaço. Desde então, o local já abrigou exposições de arte e agora prepara-se para virar um hotel de luxo com 505 quartos, bares, salas de reunião e spa.
– Pista de boliche
O aeroporto de Stapleton, em Denver (Colorado, EUA), ficou ativo de 1929 a 1995. Em julho de 1997, uma tempestade causou graves danos à sua estrutura, por isso teve que ser derrubado completamente, restando apenas a torre de controle. No ano passado, uma rede americana de entretenimento e comida chamada Punch Bowl resolveu transformar a antiga torre do local em um centro de diversão com pista de boliche para 600 pessoas. A previsão é que o empreendimento seja aberto no segundo semestre de 2016.
– Centro de refugiados
O aeroporto de Tempelhof foi construído em 1930 pelos nazistas e usado por pilotos aliados para ajudar moradores da parte ocidental de Berlim durante a Guerra Fria. Foi desativado em 2008 e se transformou em um lugar que abriga shows de rock, eventos corporativos e festivais. Agora, o aeroporto se prepara para ser um abrigo para refugiados, em um momento em que a Alemanha recebe o maior fluxo de imigrantes desde a Segunda Guerra.
Leia também:
Aeroporto em Londres cria sala de ioga para passageiros relaxarem
Caminho de uma mala dentro de aeroporto parece montanha-russa de robôs
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.