Após ser chamado de “3º mundo”, aeroporto em NY vai mudar; veja imagens
No ano passado, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou que o aeroporto LaGuardia, em Nova York, parecia de "terceiro mundo". Comentário deselegante, mas, na última semana, ele participou do evento em que foi anunciado um plano de reforma de US$ 4 bilhões. A proposta prevê um aeroporto totalmente novo até 2021.
Hoje, o desenho do aeroporto inclui vários terminais separados, que devem dar lugar a um único terminal, mais amplo e mais próximo da via Grand Central Parkway – o estacionamento que atualmente separa a avenida da entrada dos terminais mudará de lugar. O novo terminal terá um espaço central para chegadas e partidas, ligado aos terminais C e D, que são operados pela Delta Air Lines.
Os passageiros poderão chegar aos portões de embarque por meio de um sistema de pontes, liberando espaço para a circulação de aviões — que passarão por baixo das passarelas. Os envolvidos na remodelação do LaGuardia apostam que esta mudança ajudará a melhorar um dos aspectos mais criticados do local: os atrasos nos voos. Apenas 65% chegam no horário, segundo levantamento divulgado este ano pela Global Gateway Alliance, grupo que cobra melhorias nos aeroportos nova-iorquinos.
Este problema, no entanto, não deve ser resolvido com a reforma, apesar da expectativa dos idealizadores. O Wall Street Journal consultou especialistas que apontaram obstáculos para a pontualidade. Uma delas é o fato de que o aeroporto continuará a ter somente duas pistas. O outro ponto é o congestionamento aéreo na região de Nova York, que também provoca atrasos nos aeroportos JFK e Newark. O órgão responsável pela aviação nos EUA trabalha em mudanças para melhorar o tráfego aéreo.
Leia também: O aeroporto do futuro terá pista de pouso em passarelas no meio da cidade?
As reclamações também ressaltam a dificuldade de acesso. Atualmente, só é possível chegar ao LaGuardia, no Queens, de carro ou ônibus, mas a reforma deve incluir uma linha de trem ligada ao sistema de metrô, além do restabelecimento do serviço de balsas até o aeroporto.
O projeto de renovação deve criar 8.000 empregos diretos, e será responsabilidade de uma parceria público-privada. Um vídeo promocional divulgado pelo governo local começa exatamente com as insatisfações dos usuários com a lotação, o calor, a sujeira, o tamanho do aeroporto, que não suporta o atendimento a um público tão grande. Aberto ao público em 1939, o local atende atualmente cerca de 30 milhões de passageiros – seu desenho inicial previa a circulação de 8 milhões de pessoas.
Mas a situação ficará bem melhor depois da reforma, prometeu o governador Andrew Cuomo na apresentação da proposta. Segundo ele, o LaGuardia passará a ser "reconhecido mundialmente como um aeroporto do século 21, digno da cidade e do estado de Nova York". É esperar para ver. Enquanto isso, confira mais esboços de como deve ficar o aeroporto depois da renovação:
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