IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

O aeroporto do futuro terá pista de pouso em passarelas no meio da cidade?

Todos a Bordo

19/07/2015 06h00

Imagem: Alex Sutton

Imagem: Alex Sutton

Todo mundo que já viajou pelo aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sabe como é decolar e aterrissar no meio de uma grande cidade. Mas a ideia de aeroportos em meio a metrópoles foi levada a uma outra dimensão no projeto que um jovem estudante desenvolveu para a conclusão de seu mestrado na Bartlett School of Architecture, da University College London.

As imagens já dão uma ideia: é difícil imaginar um aeroporto tão integrado com a cidade, um nível acima das ruas, com pistas de pouso e decolagem passando ao lado do alto dos prédios. Mas, para o autor do projeto, não se trata de uma proposta totalmente impossível. "Só o tempo dirá o que vai acontecer, mas não há prejuízo algum em desafiar e especular sobre o desenho dos aeroportos, e imaginar…'e se?'", afirmou ao blog Alex Sutton, de 25 anos.

No projeto, o estudante propõe um sistema eletrônico de trilhos para movimentar os aviões nas pistas e microterminais para reduzir a distância percorrida pelos passageiros até os aviões. Sutton imaginou um cenário no qual os espaços para check-in e despacho de bagagens seriam praticamente desnecessários, diante do avanço da tecnologia que permite superar essas etapas por conta própria.

Imagem: Alex Sutton

Imagem: Alex Sutton

A proposta é criar um aeroporto urbano totalmente integrado à cidade, até mesmo com um sistema automático para despachar bagagens em pontos distribuídos por vários locais, nos quais os passageiros podem identificar sua mala e despachá-la para encontrá-la de novo somente no destino. "O sistema de bagagens pode ser expandido e construído como parte dos sistemas da cidade, como o de água, eletricidade, metrô, etc. Desta forma, as malas podem ser enviadas para locais mais convenientes na cidade, em vez de terem de ser carregadas até o aeroporto", diz o estudante.

Sutton reconhece que o setor de aviação ainda não avançou a ponto de permitir a implementação de um projeto como o seu, mas destaca o aumento da demanda e a necessidade de soluções que respeitem mais o meio ambiente como fatores que vão exigir o desenvolvimento de novas tecnologias.

Imagem: Alex Sutton

Imagem: Alex Sutton

O estudante de arquitetura observou que cada vez mais pessoas e empresas estão preferindo ir para perto dos aeroportos, distante do centro das cidades. Ele cita como exemplo o projeto de construção de uma 'cidade aeroporto' em Manchester com escritórios, comércio, hotéis e áreas de lazer em volta do aeroporto local.

Seu desejo, no entanto, é acabar com o isolamento que se vê atualmente nos aeroportos. "Os terminais devem crescer para se tornar megaestruturas do tamanho de algumas cidades ou devem começar a ser reduzidos para se adaptar a um ambiente mais familiar na cidade, que permita ao aeroporto se tornar um lugar para todos, não apenas para viajantes?", questiona.

Confira outras imagens do projeto de Alex Sutton:

Simulação de um pouso na pista elevada, a partir da visão do cockpit

Simulação de um pouso na pista elevada, a partir da visão do cockpit

AlexSutton_PressImage_8 (2)

A decolagem, na visão do passageiro

A decolagem, na visão do passageiro

(Claudia Andrade)

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.