IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Estilistas como Dior e Balenciaga criaram uniformes de aeromoças; veja

Todos a Bordo

01/05/2015 06h00

Crédito: Reinaldo Canato

Modelito rosinha claro, de Cristóbal Balenciaga, adotado pela companhia em 1969. (Foto: Reinaldo Canato)

Os figurinos usados pelas comissárias de bordo da Air France sempre foram muito comentados no mundo da moda. Isso porque diversos modelos adotados pela companhia ao longo do século 20 são assinados por estilistas famosos e grifes de luxo (confira o álbum abaixo). Parte desse acervo foi exibido nesta semana em São Paulo, na Casa Fasano, em um evento restrito a jornalistas.

Na oportunidade, também foram mostradas as novas poltronas de primeira classe e executiva da Air France e da KLM, que hoje pertencem ao mesmo grupo. As novas cabines já haviam sido antecipadas pelo Todos a Bordo.

Crédito: Reinaldo Canato

Uniforme clássico azul claro, de Cristian Dior, utilizado pela companhia em 1963. (Foto: Reinaldo Canato)

Entre os uniformes apresentados, havia um conjunto azul claro concebido pelo estilista francês Cristian Dior, que, no mesmo ano, também criou para a companhia uma versão mais conservadora, azul-marinho. Outro colaborador importante da Air France foi o espanhol Cristóbal Balenciaga, com um memorável modelo rosa clarinho, tom raro na aviação, lançado em 1969. No mesmo ano, contudo, o estilista concebeu para a companhia um segundo modelo mais sóbrio, azul-marinho, tal como o de Dior.

Também chama a atenção o vestido listrado, de tecido solto, criado pelo francês Jean Patou, em 1976, e o conjunto estampado em padrão vermelho e branco, produzido pela grife Carven, em 1978. Outra modelo histórico exibido foi o tailleur da marca Georgette Renal, de 1946, que vestiu as primeiras mulheres a assumir a função na companhia.

Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.