IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Quer conhecer o novo caça da FAB? Brasília tem visita à cabine do Gripen

Todos a Bordo

23/07/2016 06h00

Imagem: Reprodução/FAB

Imagem: Reprodução/FAB

De segunda-feira (25) até domingo (31), quem estiver passeando pelo Shopping Iguatemi, em Brasília (DF), poderá ver de de perto uma réplica em tamanho real do Gripen NG, novo caça da FAB (Força Aérea Brasileira).

Segundo a FAB, o visitante poderá entrar no cockpit e se sentir como um verdadeiro piloto de caça. É preciso agendar dia e hora no site do evento: http://www.fab.mil.br/ofuturochegou/

A visitação é gratuita e dura até 10 minutos. Cada visitante cadastrado pode levar, no máximo, mais dois acompanhantes para subir na cabine (crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto cadastrado no site).

Imagem: Reprodução/FAB

Imagem: Reprodução/FAB

A réplica do avião é feita de fibra de vidro, madeira e metal. Armamentos que poderão ser utilizados no Gripen, como o míssil A-Darter, também fazem parte do protótipo.

Imagem: Reprodução/FAB

Imagem: Reprodução/FAB

Sobre o caça

O Gripen NG, da fabricante sueca Saab, é um caça de última geração que deve ser usado pela FAB nos próximos 30 anos. A compra de 36 aeronaves foi anunciada no final de 2013. Em maio deste ano, a fabricante apresentou a nova geração do caça, chamada de Gripen E. O modelo tem a mesma base da versão escolhida pela Força Aérea Brasileira.

Após anos de indefinição, a empresa sueca venceu a disputa contra o modelo Rafale, da francesa Dassault, e o F/A-18, da norte-americana Boeing.

Os primeiros modelos (verdadeiros) do caça devem chegar ao Brasil a partir de 2019 para fazer parte do sistema de defesa aérea do país.

Oportunidades

Além da exposição do Gripen NG, os visitantes também poderão conhecer mais  sobre o futuro da Força Aérea e obter informações sobre carreira na área.

Serviço:

    •   25 a 30 de julho: das 10h às 22h
    •   31 de julho: das 14h às 20h
    • Local: Praça Central do Shopping Iguatemi – SHIN Ca 4 Lote A – Lago Norte – Brasília – DF

Leia também: 

Feira tem avião impresso em 3D, jato do Iron Maiden e caças militares

China aprova a fabricação de primeiro avião elétrico tripulado

Aérea com melhor classe econômica do mundo tem tarô e show de mágica

Conheça seis aviões que pretendem desafiar as gigantes Boeing e Airbus

Para ter sorte, pilotos desenhavam de pin-up a tubarão em aviões de guerra

Menores aviões do mundo são mais leves e mais curtos que um carro

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.