IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Super Bowl, F1 e Davos estão entre os destinos mais populares dos jatinhos

Todos a Bordo

11/06/2016 06h00

O Fórum Mundial de Davos (Suíça), a final do campeonato nacional de futebol americano (Super Bowl), no Estados Unidos, e o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco foram alguns dos destinos que mais receberam visitantes que usaram jatos privados como meio de transporte nos últimos anos.

Os dados fazem parte de uma pesquisa da consultoria especializada em alta renda Wealth-X com a ajuda da empresa de aviões particulares NetJets. O estudo analisou o fluxo de movimentação de indivíduos usando jatos particulares.

A lista é dominada por eventos que acontecem na Europa e nos Estados Unidos. Segundo o relatório, isso acontece, principalmente, devido à maturidade da aviação privada nesses mercados.

De acordo com o estudo, os Estados Unidos são o país com maior fluxo de jatos particulares —60% das rotas começam e terminam no território americano. Europa é o segundo maior mercado, com 25% da fatia.

Já o Oriente Médio, que está na terceira posição, vem sendo desafiado por Brasil e China, segundo o relatório. O tráfego do Brasil para a Europa tem crescido cerca de 20% ao ano desde 2010. Entre os destinos mais populares entre os brasileiros, estão França, Espanha, Portugal e Reino Unido.

A pesquisa também mostrou o perfil de quem viaja nos jatos particulares. Mais de 80% dos passageiros são homens entre 40 e 55 anos. A maioria é composta por donos de empresas da área financeira e petroleira, mas proprietários de empresas de tecnologia também se destacam.

Veja quais foram os principais destinos:

Janeiro
Davos (Suíça)
Além de líderes de diversos países, o Fórum Econômico Mundial de Davos atrai, todo ano, centenas de milionários para a conferência, o que o torna um destino concorrido para jatos particulares. Entre 2012 e 2014, houve um crescimento de 16% no número de aviões privados que chegaram ao local (528).

Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

Fevereiro
Super Bowl (EUA)
O popular evento de futebol americano é o que mais atrai tráfego de jatos privados em fevereiro. Metade deles, inclusive, vem de outros países. No entanto, a movimentação de aviões particulares caiu 20% entre 2012 e 2014.

Imagem: Morry Gash/AP

Imagem: Morry Gash/AP

Abril
Masters Augusta (EUA)
O torneio de golfe acontece na Geórgia, todo mês de abril. Segundo o relatório, houve um aumento de 18% no tráfego aéreo privado para o evento entre 2012 e 2014.

Maio
The Kentucky Derby (EUA)
O evento anual de corrida de cavalos se tornou um dos mais populares entre os milionários que querem apostar e se divertir. A maioria dos aviões particulares que chega ao evento pertencem a americanos (90%) e o crescimento no período foi de 18%.

Imagem: Julio Cortez/AP

Imagem: Julio Cortez/AP

Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco
O tráfego de aviões particulares para o evento de Fórmula 1 teve um crescimento de 18% entre 2012 e 2014.

Imagem: Luca Bruno/AP

Imagem: Luca Bruno/AP

Junho
Festival de Aspen (EUA)
O festival no Colorado atrai designers, diplomatas, presidentes, músicos, artistas e escritores e também chama a atenção pelo número de jatinhos que levam os participantes. Apenas 8% deles chegam de outros países.

Imagem: Christianne González/UOL

Imagem: Christianne González/UOL

Art Basel (Suíça)
O evento de arte que acontece em junho na Suíça é onde os milionários se encontram para ver as mais novas obras de arte de artistas de todo o mundo. Entre 2012 e 2014, houve um crescimento de 12% no tráfego (93% vindo de outros países).

Georgios Kefalas/Keystone/AP

Georgios Kefalas/Keystone/AP

Setembro
Monaco Yacht Show (Mônaco)
Uma das principais feiras sobre barcos e iates do mundo, é o evento que mais concentra tráfego de jatos particulares no mundo durante o mês de setembro. O crescimento entre 2012 e 2014 foi tímido (9%).

monaco_y

Oktoberfest (Alemanha)
O festival alemão regado muita cerveja atrai donos de jatinhos no mês de setembro. Quatro em cada 10 aviões particulares que chegam para o evento não são de pessoas que vivem no país.

octo

Imagem: Matthias Schrader/AP

Outubro
Frieze (Reino Unido)
O festival de arte em Londres é uma oportunidade para as pessoas mais ricas do mundo ver o trabalho de novos e estabelecidos artistas. Sete em cada 10 jatinhos que vão até Londres são de pessoas de outros países.

frieze

Imagem: Suzanne Plunkett/Reuters

Novembro
Dia de Ação de Graças (EUA)
Se a maior frota de aviões particulares está nos Estados Unidos, é fato que um dos feriados mais importantes para os americanos deixa o céu dos EUA "congestionado". São mais de 5.000 jatinhos, em média, se deslocando para diversas cidades.

given

Imagem: Carlo Allegri/Reuters

Dezembro
Art Basel (EUA)
Uma das maiores feiras de arte contemporânea do mundo, em sua versão americana, é o ponto de encontro de muitos jatos particulares também. No entanto, o descolamento acontece, principalmente, de outras cidades americanas para Miami. Apenas 20% dos jatos chegam de outros países.

basel

Leia também

De patinete com hélice a disco voador, aeronaves parecem ser de ficção

Nos EUA, empresas querem 'popularizar' voos em jatinhos particulares

Jato para 19 pessoas tem interior inspirado em vagões de trens de luxo

Feira de aviação traz jatos de luxo para São Paulo nesta semana; veja fotos

Jato executivo da Embraer será apresentado pela primeira vez no Brasil

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.