Norwegian quer voos do Rio a B. Aires; é sem lanche, mas com wi-fi grátis
Vinícius Casagrande
31/03/2019 04h00
A companhia europeia de baixo custo Norwegian começa neste domingo o voo entre Rio de Janeiro e Londres (Inglaterra) e já planeja sua expansão no país. O CEO da subsidiária argentina da Norwegian, Ole Christian Melhus, afirmou que a nova rota, do Rio a Buenos Aires (Argentina), deve ser lançada até o final deste ano. "É uma alta prioridade para nós", afirmou.
A Norwegian ainda não tem detalhes da data exata de início, frequência dos voos ou mesmo uma estimativa de preço da rota Rio-Buenos Aires. O serviço de bordo, no entanto, deve seguir o mesmo padrão adotado nos voos domésticos na Argentina e que foi testado nesta semana pelo Todos a Bordo. Não há comida, mas o wi-fi é grátis. O voo Rio-Buenos Aires deve ter duração de 3h20.
Leia também:
Aérea de baixo custo recebe autorização e fica mais perto de voar no Brasil
Fretar jato executivo no Brasil pode custar mais de R$ 200 mil; veja preços
Argentina proíbe voos do Brasil para o aeroporto central de Buenos Aires
A nova rota faz parte dos planos de expansão da companhia na América do Sul. Atualmente, a empresa já conta com um voo entre Londres e Buenos Aires. Da capital argentina, a empresa tem voos domésticos para outros seis destinos dentro do país (Iguazú, Salta, Córdoba, Mendoza, Bariloche e Neuquén).
O voo entre Rio de Janeiro e Buenos Aires será realizado com os aviões Boeing 737-800, os mesmos que operam pela subsidiária argentina (a rota Rio-Londres será feita com aviões do modelo Boeing 787 Dreamliner). A empresa opera atualmente com quatro aviões na Argentina, mas a expectativa é chegar até o final do ano com seis a dez aviões.
A nova rota a ser criada é um complemento do voo entre Londres e Rio de Janeiro. O CEO da Norwegian afirmou que a empresa escolheu inaugurar suas operações no Brasil pelo Rio de Janeiro por conta das altas tarifas que geralmente são oferecidas na rota para Londres. Atualmente, apenas a British Airways faz voos entre Londres e o Rio de Janeiro. "Tem um mercado para a gente oferecer aos brasileiros e europeus com tarifas baixas entre essas duas cidades", afirmou.
Como são os voos da Norwegian na Argentina
Os aviões Boeing 737-800 da companhia têm capacidade para até 198 passageiros. O Todos a Bordo embarcou em voos de ida e volta entre Buenos Aires e Mendoza. Nos dois voos, havia pouco mais de cem passageiros a bordo, cerca de 55% da capacidade.
Com pouco mais de três anos de uso (voavam anteriormente na Europa), os aviões estão bem conservados, com assentos em couro. O espaço entre as poltronas tem 78 cm, bem similar aos aviões utilizados pela brasileira Gol, por exemplo, que também utiliza o Boeing 737-800.
As poltronas não contam com telas de entretenimento individual. Para assistir a filmes ou séries, os passageiros precisam acessar o aplicativo da companhia aérea. Por outro lado, todos os Boeing 737-800 da empresa já contam com sistema wi-fi para acesso à internet grátis.
A velocidade da conexão não é das mais rápidas, mas funciona muito bem para aplicativos de mensagem como o WhattsApp, navegação em sites e acesso a redes sociais. Rodar vídeos do YouTube ou mesmo nos Stories do Instagram é uma missão bem mais complicada, quase impossível.
Por enquanto, não há serviço de bordo durante o voo. A água é grátis, mas o passageiro precisa chamar uma comissária para pedir, já que elas ficam nos locais reservados para a tripulação durante a maior parte do voo. Mas isso deve mudar. A Norwegian afirma que está em negociação com empresas para começar nos próximos meses a venda de comidas e bebidas a bordo. O serviço já deverá estar disponível quando iniciar o voo Rio-Buenos Aires.
Os preços das passagens também devem seguir o mesmo padrão dos voos domésticos, com três classes tarifárias. Elas se diferenciam nos serviços oferecidos aos passageiros e cobrados à parte, como marcação antecipada de assentos, transporte e quantidade de bagagem despachada, embarque prioritário e taxas de remarcação.
As passagens mais baratas no trecho entre Buenos Aires e Mendoza custam US$ 24,70 (R$ 96). O voo tem duração prevista de 1h55. Segundo o CEO da Norwegian Argentina, a empresa pode oferecer tarifas entre 30% e 40% mais baratas que suas concorrentes e deve seguir esse padrão nos novos voos para o Brasil.
Aviões da rota Rio-Londres são diferentes
O avião testado pelo Todos a Bordo é diferente do que será utilizado a partir deste domingo para a rota entre Rio de Janeiro e Londres. Nessa rota, a Norwegian utiliza o modelo Boeing 787 Dreamliner. O avião tem capacidade para até 344 passageiros, duas classes de cabine (premium economy e econômica), serviço de bordo e telas individuais de entretenimento.
Como é o teste de um avião novo, que inclui até queda de barriga
Sobre o blog
Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.