Fretar jato executivo no Brasil pode custar mais de R$ 200 mil; veja preços
Todos a Bordo
25/09/2018 04h00
Por Vinícius Casagrande
Viajar em um jato executivo não é apenas uma questão de luxo. Muitos empresários utilizam os aviões particulares para ganhar agilidade e voar para locais onde não há operação das companhias aéreas regulares. No Brasil, há mais de 3.600 pistas de pouso homologadas, mas apenas 137 recebem voos comerciais.
Além disso, em um jato executivo, o passageiro pode definir com antecedência exatamente o horário em que pretende viajar, pode chegar ao aeroporto minutos antes da decolagem e não precisa passar por toda a burocracia, como check-in, raio-x e fila para o embarque se estiver fazendo um voo nacional.
Aviões executivos ainda dão mais privacidade aos empresários para realizarem negócios enquanto voam. Muitos jatos contam com sistema para acesso à internet e telefonia via satélite. É como se o avião fosse uma extensão do escritório.
Leia também:
– Dono de jatinho paga R$ 37 mil para estacionar e embarca sem fila e raio-x
– Jato mais barato do mundo pode ser financiado em 60x; veja valor
– Jato executivo da Embraer bate recorde de velocidade em voo transatlântico
Toda essa comodidade, no entanto, tem um preço bem elevado. Os valores variam não apenas de acordo com a distância percorrida, mas também com o modelo de avião a ser utilizado na viagem. Um voo entre São Paulo e Salvador (BA), por exemplo, pode variar de R$ 30,4 mil a R$ 131,9 mil. Um voo de São Paulo a Fortaleza num jato Gulfstream G550 (18 passageiros) sai por R$ 205.180.
Os valores constam no aplicativo da Flapper, empresa que trabalha com a venda de assentos em aviões executivos que fazem rotas fixas e com o fretamento de aeronaves de operadoras de táxi-aéreo.
Para viajar de São Paulo a Salvador nesta sexta-feira (28), a tarifa mais barata é de R$ 430 voando com a Latam. Com o avião mais barato disponível no aplicativo da Flapper (Grand Caravan EX para nove pessoas), o valor é de R$ 30.450 (média de R$ 3.380 por passageiro). No mais caro (Gulfstream G550 para 18 pessoas), o preço total é de R$ 131.945 (média de R$ 7.330 por passageiro).
Veja o preço para alugar um avião em cinco rotas pelo Brasil.
Congonhas (São Paulo) – Santos Dumont (Rio de Janeiro)
– Turboélice Grand Caravan (nove passageiros): R$ 11.550
– Jato Learjet 35A (sete passageiros): R$ 16.930
– Helicóptero Agusta A109E (seis passageiros): R$ 17.820
– Jato Legacy 600 (12 passageiros): R$ 41.200
– Jato Gulfstream G550 (18 passageiros): R$ 70.040
– Voo comercial para a próxima sexta-feira (28): R$ 861 por pessoa (Avianca)
Congonhas (São Paulo) – Pampulha (Belo Horizonte – MG)
– Turboélice Grand Caravan (nove passageiros): R$ 14.520
– Helicóptero Esquilo B2 (cinco passageiros): R$ 19.330
– Jato Citation CJ3 (sete passageiros): R$ 20.685
– Jato Legacy 600 (12 passageiros): R$ 48.620
– Jato Gulfstream G550 (18 passageiros): R$ 56.950
– Voo comercial para a próxima sexta-feira (28) para o aeroporto de Confins (não há voos comerciais de São Paulo para o aeroporto da Pampulha): R$ 651 por pessoa (Avianca)
Congonhas (São Paulo) – Porto Alegre (RS)
– Turboélice Grand Caravan EX (nove passageiros): R$ 18.800
– Jato Learjet 35A (sete passageiros): R$ 32.476
– Jato Legacy 600 (12 passageiros): R$ 65.510
– Jato Gulfstream G550 (18 passageiros): R$ 79.210
– Voo comercial para a próxima sexta-feira (28): R$ 940 por pessoa (Azul)
Congonhas (São Paulo) – Fortaleza (CE)
– Turboélice Grand Caravan (nove passageiros): R$ 59.740
– Jato Learjet 35A (sete passageiros): R$ 96.480
– Jato Legacy 600 (12 passageiros): R$ 166.240
– Jato Gulfstream G550 (18 passageiros): R$ 205.180
– Voo comercial para a próxima sexta-feira (28): R$ 882 por pessoa (Gol)
Santos Dumont (Rio de Janeiro) – Brasília (DF)
– Jato Phenom 100 (quatro passageiros): R$ 29.900
– Turboélice Grand Caravan EX (nove passageiros): R$ 33.785
– Jato Learjet 35A (sete passageiros): R$ 32.476
– Jato Hawker 800 (nove passageiros): R$ 53.460
– Voo comercial para a próxima sexta-feira (28): R$ 1.041 por pessoa (Avianca)
Leia também:
– Briga de gigantes: compare os jatos Embraer 195-E2 e Airbus A220-100
– Por que os aviões precisam arremeter? Manobra é segura?
– O que são aqueles rastros brancos que alguns aviões deixam no céu?
Sobre o blog
Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.