Atletas da Rio-16 vão despachar mala na Vila Olímpica, a 36 km do Galeão
Todos a Bordo
18/08/2016 13h34
POR RICARDO GALLO
Os atletas que se despedirão da Rio-2016 terão uma operação especial à disposição para voltar aos seus países de origem na segunda-feira (22), dia seguinte ao fim dos Jogos.
Há diferenças em relação a um procedimento de embarque de passageiros convencionais:
1) Empresas aéreas com voos internacionais instalarão estações de atendimento nos prédios da Vila Olímpica, com estafe próprio, para permitir que os atletas façam ali o check-in. A vila fica a 36 km do aeroporto do Galeão, de onde partirão os voos para o exterior;
2) O check-in terá que ser feito com até oito horas de antecedência em relação ao voo. Um passageiro comum que tente o check-in no balcão oito horas antes não consegue fazê-lo –o processo começa quatro horas antes. O governo brasileiro autorizou excepcionalmente a antecipação para distribuir melhor o fluxo de atletas rumo ao Galeão;
3) Os "passageiros-atletas" despacharão as bagagens na própria Vila Olímpica. Elas serão levadas por carros dos Correios até o aeroporto e, de lá, levadas até os aviões. Esse transporte de bagagens pelos Correios já ocorreu na chegada dos competidores ao Brasil.
O movimento no aeroporto será recorde na segunda-feira. Segundo a concessionária RIOgaleão, que administra o aeroporto, são esperados neste dia 85 mil passageiros, mais do que o dobro dos 40 mil passageiros que o local recebe em um dia normal.
Os competidores passarão por uma nova área do terminal 2 do Galeão, batizada de "Píer Sul", com mais de 100 mil metros quadrados e 26 pontes de embarque.
Sobre o blog
Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.