“Oscar” de avião tem projetos de assento que sobe e banheiro autolimpante
Todos a Bordo
10/03/2016 06h00
Qual foi a ideia mais inovadora de 2015 quando o assunto é interior de aviões? O Crystal Cabin Awards, uma espécie de "Oscar" da categoria, dará a resposta muito em breve. A premiação anual reúne projetos que apontam as tendências em conceito de cabines, sistemas, segurança e limpeza econforto dos passageiros em voos, tanto para a primeira classe quanto para a econômica.
O vencedor será anunciado em abril, na Alemanha, mas o site do evento já divulgou os concorrentes. A lista traz avião com poltrona que sobe de nível, a maior tela digital do mundo já vista em uma cabine, um assento "vip" que vira cama e fica em cima de outros dois, e um quarto duplo na primeira classe, mais barato que duas poltronas individuais.
Veja uma lista com alguns dos indicados:
Assento que sobe
O projeto que disputa o prêmio propõe um assento com um botão "potencializador" que permite que a poltrona suba de nível para evitar rigidez e o desconforto do passageiro que frequenta a classe econômica, oferecendo mais espaço para as pernas. A ideia seria aplicada principalmente em voos longos.
Banheiro autolimpante
Na categoria segurança e limpeza, a Boeing aparece como favorita com um sistema que poderia ser adaptado para outros lugares: um banheiro autolimpante que, segundo a empresa,mata 99, 9% das bactérias usando uma luz ultravioleta. O sistema é ativado quando o passageiro deixa lavatório e limpa todas as superfícies em apenas três segundos. E com um detalhe: o sistema levanta e abaixa a tampa do vaso sanitário para garantir que todas as áreas sejam desinfetadas.
Cabines com projeção
Sistemas de iluminação para relaxar e tornar o ambiente mais agradável de acordo com o que o passageiro está fazendo são cada vez mais frequentes em aviões. A empresa Diehl Aerospace criou um sistema de projeção de imagens estáticas ou em movimento. As paredes da aeronave ou os compartimentos de bagagem se transformam em tela durante o voo. O projeto concorre na categoria de melhor sistema de interior de aviões.
Quarto em conta na primeira classe
A empresa de design Seymourpowell concorre com um projeto de cabine que oferece aos passageiros duas opções para a primeira classe, uma pequena sala ou um quarto duplo, a um custo menor do que dois assentos de primeira classe.
Cabine com TV gigante
A proposta da empresa de design francesa Thales Group é chamar atenção. Para isso, o projeto de interior de aviões propõe um novo sistema de entretenimento a bordo, com a maior tela digital já vista na parte posterior dos assentos, ocupando toda a sua dimensão. Na super TV, o passageiro poderá assistir a filmes ou séries, acompanhar o trajeto do avião, jogar videogame ou fazer compras.
Cabine individual
A Eithad Airways, empresa de Abu Dhabi, levou a sério a ideia de privacidade. O projeto da primeira classe para o Boeing 787 traz cabines individuais, com uma porta de correr que separa uma das outras. O passageiro terá à disposição uma tela, um assento de couro de luxo que se converte em uma cama totalmente plana, um frigobar, um armário e um mesa para refeições ou trabalho.
Assento que sobe de nível
A norte-americana Formation Design teve uma ideia que vai colocar os passageiros ainda mais nas alturas: a suíte chamada "supertrono". Ao reclinar os assentos, forma-se uma cama cabine num nível acima das outras poltronas. O único problema é que o trono fica acima de dois companheiros de viagem, que talvez não simpatizem com a ideia de ficar embaixo do novo assento.
Avião com piso de madeira
A ideia vai agradar aos alérgicos e loucos por limpeza. A F.List projetou o primeiro piso de madeira certificada para uso em uma cabine do avião, no caso, um jato particular. O objetivo é unir sofisticação e aconchego ao mesmo tempo. Adeus cheio de carpete!
Limitando a bagagem de mão
Se você é daqueles que leva duas malas para colocar no compartimento de bagagens de mão, terá problemas com o protótipo criado pela Teague. Isso porque eles projetaram um avião com pequenos compartimentos superiores para bagagens, limitando —em quantidade e tamanho— o que os passageiros podem levar para dentro da cabine: só serão liberados computadores pessoais, mochilas e casacos.
Leia também:
– Escolha de vinhos da 1ª classe observa até umidade e pressão da cabine
– Conheça uma cabine de avião com quarto individual, entre outras mordomias
– Com fone de ouvido e óculos, cachorro vira espantalho de aves em aeroporto
– Jato para 19 pessoas tem interior inspirado em vagões de trens de luxo
– Avião do futuro: forma de donut, cockpit nos fundos e porta antiterrorista
– Projeto de assento do futuro tem aquecimento no pé e TV de 24″
Sobre o blog
Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.