Topo

Mesmo balão 'ecológico' pode derrubar aviões; perigo aumenta 75% em junho

Todos a Bordo

25/06/2015 06h00

Balões ameaçam não apenas florestas, mas também aviões e helicópteros. (Reprodução/Youtube)

Incidentes com balões podem colocar aviões e helicópteros em risco. Em 2014, foram 335 ocorrências registradas, segundo levantamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB). O problema é chamado pelos profissionais da área de "risco baloeiro". As ocorrências aumentam 75% no mês de junho, por causa das festas juninas. Em caso de colisão, o balão pode danificar a aeronave (turbinas e sensores, entre outros itens) ou mesmo causar explosões.

Cerca de 88% dos casos registrados ocorreram em cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, também de acordo com o Cenipa. "Há relatos de pilotos que avistaram até 15 balões em um mesmo dia de trabalho", afirma Mateus Ghisleni, diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Nos últimos anos, alguns desses municípios regulamentaram o uso dos chamados "balões ecológicos". A polêmica é que apenas a questão ambiental foi considerada para a liberação de balões sem fogo, com a redução dos riscos de incêndio em solo (o ar interno é aquecido antes da soltura).

A eliminação do botijão de gás diminui o impacto em caso de acidente no ar, é verdade. Mas ainda há riscos. "Mesmo que a colisão não cause danos, partes de plástico desses balões podem derreter em contato com o metal e aderir a peças da aeronave", explica Ghisleni. Em 2011, um avião que partia de Santos Dumont, no Rio, para Confins, em Belo Horizonte, colidiu com um balão pouco depois da decolagem. Havia 101 pessoas a bordo, 95 passageiros e seis tripulantes. Partes do balão entupiram os sensores de velocidade do avião, que acabou tendo de pousar às pressas em outro aeroporto do Rio, o Galeão.

Leandro Quintanilha

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mesmo balão 'ecológico' pode derrubar aviões; perigo aumenta 75% em junho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.


Todos a bordo