IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Máscaras de oxigênio cairão automaticamente: dúvidas sobre despressurização

Todos a Bordo

06/10/2015 06h00

aviao-sobre-as-nuvens-viagem-de-aviao-1405107225198_1920x1280Toda vez que os comissários repassam os procedimentos de segurança antes da decolagem, ouvimos a frase "em caso de despressurização, máscaras cairão automaticamente". Mas como essas máscaras funcionam? Em que momento são acionadas? Como usá-las da forma correta? Fizemos essas perguntas a Sérgio Quito, diretor-executivo de operações da Gol. Confira as respostas.

O que é?
O ar dentro dos aviões reproduz uma condição atmosférica bem diferente da encontrada do lado de fora. Quando um avião voa a 41 mil pés, internamente a sensação é de uma altitude de 8 mil pés (pouco mais de 2,4 mil metros) , permitindo que as pessoas respirem normalmente. Quando essa condição se altera, ocorre a despressurização.

Qual a causa?

A causa mais comum é o mau funcionamento do sistema que mantém a pressão do ar em níveis aceitáveis. Os casos de despressurização explosiva decorrentes, por exemplo, de danos na estrutura do avião, são raros.

Máscaras de oxigênio

As máscaras caem automaticamente dos compartimentos que ficam acima dos assentos quando a pressão interna atinge o equivalente a 14 mil pés (4,2 mil metros de altitude). Antes disso, no entanto, o sistema pode ser acionado pelos pilotos, que também começam a usar suas máscaras de oxigênio em geral antes dos passageiros para que possam operar o avião com pleno oxigênio no organismo.

Leia também: Fogo, fumaça, água: saiba como é o treinamento para emergências aéreas
Saiba o que as companhias aéreas fazem para ajudar quem tem medo de voar

Como funcionam as máscaras de oxigênio?

A máscara usada pelos pilotos é diferente: maior do que as disponibilizadas aos passageiros e está acoplada a uma garrafa de oxigênio. No caso das máscaras amarelas que vemos na demonstração dos comissários, elas estão conectadas a uma cápsula de reação química que é acionada quando a pessoa puxa a máscara para colocar no rosto.

Quanto tempo dura o oxigênio das máscaras?

Pode durar de 12 minutos a 22 minutos, tempo mais do que suficiente para que o comandante leve o avião para uma altitude mais baixa, em que volte a ser possível respirar normalmente. Atenção: o passageiro só deve retirar a máscara quando a tripulação autorizar.

As máscaras podem ser usadas em caso de fumaça a bordo?

Não. O equipamento não isola totalmente as vias respiratórias. Também não é recomendável usar para este fim por conta da reação química que resulta na oferta de oxigênio. Esta reação gera calor, o que leva muitas pessoas a notarem um "cheiro de queimado" a bordo. O odor não está necessariamente ligado a algum foco de incêndio, mas sim ao processo químico das máscaras de oxigênio.

As máscaras podem ser usadas em pets?

Sim, quem leva algum bichinho de estimação a bordo deve colocar a máscara de oxigênio no animal. Não se esqueça das instruções de segurança: primeiro coloque a máscara em você para depois ajudar os demais. Várias máscaras de oxigênio são disponibilizadas quando o compartimento é aberto, para que haja equipamentos suficientes para todos.

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.