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Avianca anuncia mais cancelamentos; são 405 voos na segunda e terça-feira

UOL Economia

25/04/2019 19h15

A Avianca Brasil anunciou o cancelamento de mais 405 voos na segunda (29) e terça-feira (30) da próxima semana. Nesta semana, já haviam sido cancelados mais de mil voos entre segunda-feira (22) e domingo (28).

Em crise financeira, a companhia teve que devolver 28 aviões por atraso de pagamento do leasing das aeronaves e foi obrigada a cancelar boa parte de seus voos. A partir de segunda-feira, a empresa deve operar em apenas quatro aeroportos no país: Congonhas, em São Paulo, Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Brasília (DF) e Salvador (BA).

A lista atualizada com os voos cancelados pode ser vista no site da empresa (clique aqui para ver). O site também tem uma ferramenta para consultar a situação de um voo específico.

Seu voo foi cancelado. O que fazer?

Quem teve o voo cancelado pode escolher entre:

  • receber o dinheiro de volta
  • ou ser reacomodado em voo de outra companhia aérea

É preciso entrar em contato diretamente com a Avianca, por meio de um dos canais oficiais de atendimento para informar a opção preferida, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os canais são:

  • Site da empresa
  • Telefone 0800-286-6543
  • Guichês da empresa nos aeroportos

Quais seus direitos se decidir ser acomodado em voo de outra empresa?

Em nota, o Procon-SP afirma que é o passageiro, e não a Avianca, que deve escolher entre reembolso ou reacomodação em voo de outra companhia.

Caso opte por voar por outra empresa, é a Avianca que deve cuidar do procedimento. A reacomodação deve ser gratuita, para o mesmo destino e nos primeiros voos disponíveis. Os passageiros com necessidade de atendimento especial têm prioridade.

Ainda que tenha escolhido ser acomodado em outro voo, se essa alteração causar algum dano material ou moral ao consumidor, ele pode procurar a justiça, segundo o Procon-SP.

Prefere o reembolso. Como fazer?

Caso seu voo esteja na lista e você tenha comprado sua passagem pelo site, aplicativo, call center ou lojas da Avianca Brasil, você pode solicitar seu reembolso pelo site www.avianca.com.br/reembolso. No formulário, é preciso selecionar como motivo "Cancelamento de voo gerado pela Avianca".

Se o voo foi cancelado e a passagem foi comprada por meio de uma agência ou site de viagem, é preciso entrar em contato diretamente com a agência ou site.

Para passagens pagas com Pontos Amigo, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-722-6446.

Nos sites Passageiro Digital, da Anac, e no da própria Avianca o passageiro pode obter mais informações sobre os procedimentos.

O que fazer se a empresa não resolver sua situação?

Se não conseguir resolver eventuais problemas diretamente com a Avianca, a Anac afirma que o passageiro pode registrar sua reclamação por meio da plataforma Consumidor.gov.br.

As companhias têm a obrigação de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.

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Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.