IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Equipamento pega fogo em Confins (MG) e assusta passageiros de avião; veja

Alexandre Saconi

26/03/2019 16h41

Equipamento pega fogo ao lado de avião em Confins (MG); veja

UOL Notícias

Uma esteira utilizada para o transporte de bagagens pegou fogo ao lado de um avião da Latam em Confins (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. Apesar do susto, não houve vítimas.

Segundo informações obtidas pelo Todos a Bordo, o avião não teria se incendiado junto com o equipamento, mas sua fuselagem ficou com marcas do fogo. A aeronave foi retirada de circulação e entrou em manutenção para verificar se o fogo danificou algum sistema de voo além da fuselagem.

A empresa BH Airport, que administra o aeroporto de Confins, disse, em nota, que o fogo não trouxe impactos às operações do aeroporto. Os passageiros afetados devem ser reacomodados em outras aeronaves da Latam. Leia as notas da BH Airport e da Latam na íntegra ao final do texto.

A aeronave envolvida no incidente é um A320 de prefixo PR-MBA, e realizava o voo 3664, de Guarulhos (SP) a Confins (MG). O voo partiu de São Paulo às 12h18 e pousou em Minas Gerais 49 minutos depois.

Equipamento usado no solo pegou fogo ao lado de avião da Latam na tarde desta terça-feira (Crédito: Reprodução/Redes sociais)

Lados opostos

Segundo fontes ouvidas pelo UOL, um procedimento adotado rotineiramene garante a segurança dos passageiros em situações como esta.

Enquanto o embarque e desembarque é feito pelo lado esquerdo do avião, as operações de carga/descarga e de abastecimento são feitas do lado oposto –no caso, do lado direito. Assim, a segurança nas operações é ampliada caso ocorram situações como a de hoje.

Veja fotos do incidente:

Em um vídeo (acima) e em fotos que circulam em grupos do WhatsApp é possível ver o momento do incidente. Também é possível ver passageiros próximos da aeronave, tomada pela fumaça.

Veja algumas fotos abaixo. Todas foram enviadas por meio de redes sociais. A reportagem confirmou a veracidade das imagens.

Nota da BH Airport

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, informa que no início da tarde desta terça-feira (26), por volta das 13 horas, foi registrado um princípio de incêndio em um dos equipamentos que auxilia o transporte de bagagens até a aeronave do voo Latam 3664, que faz a rota Guarulhos (SP) – Belo Horizonte.

A ocorrência não trouxe impactos às operações do Aeroporto.

A equipe do Centro de Operações de Emergência (COE), responsável pela logística de atendimentos de emergência do Aeroporto, foi imediatamente acionada e direcionou dois Carros de Combate a Incêndio (CCI), da equipe de bombeiros de aeródromo para o atendimento. O fogo foi imediatamente controlado.

Os passageiros foram retirados da aeronave em segurança e serão acomodados em outras aeronaves da companhia aérea.

As causas do incêndio ainda serão apuradas.

Leia a nota da Latam:

A LATAM Airlines Brasil informa que os passageiros do voo LA3664 (São Paulo/Guarulhos – Belo Horizonte/Confins) desembarcaram em total segurança após um princípio de incêndio na esteira traseira que fazia o desembarque das bagagens. O fogo foi rapidamente controlado pelas equipes da LATAM e pela equipe do Centro de Operações de emergência (COE) do aeroporto.

A companhia reforça que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.