IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Maior motor de avião comercial do mundo tem o diâmetro de um Boeing 737

Vinícius Casagrande

07/01/2019 18h40

Novo motor tem 3,4 metros de diâmetro (Divulgação)

A Boeing instalou pela primeira vez o maior motor de avião comercial do mundo, o GE9X, no novo Boeing 777X. O avião está em fase final de desenvolvimento e deve fazer o seu primeiro voo de testes nos próximos meses.

O novo motor tem um diâmetro de 3,4 metros para entrada de ar, praticamente o mesmo tamanho da fuselagem de um Boeing 737, que mede 3,7 metros e é utilizado pela Gol no Brasil. O GE9X promete ser cerca de 10% mais econômico que o modelo anterior GE90, que equipa os atuais modelos do Boeing 777.

Leia também:

Apesar de atingir um tamanho recorde para motores de aviões comerciais, o novo GE9X não é o motor mais potente já produzido. O GE9X gera 105 mil libras de empuxo (força que faz o avião se mover para a frente), enquanto o GE90 tem capacidade para gerar até 115 mil libras de empuxo. Isso ocorre por conta das mudanças aerodinâmicas do novo avião da Boeing, que exigem menos potência dos motores.

A General Electric também reduziu o número de pás frontais no novo motor. O GE9X utiliza apenas 16 pás, enquanto a sua versão anterior conta com 22 pás. A redução foi possível com novos materiais e formato aerodinâmico das pás, que as deixaram mais eficientes. A GE investiu US$ 2 bilhões no projeto.

Boeing 777X na linha de montagem com as pontas das asas dobradas (Divulgação)

Boeing 777X terá asa dobrável

Além do maior motor usado em aviões comerciais, o novo Boeing 777X tem outras novidades que chamam a atenção. A principal delas é a asa. Com 72 metros de envergadura, o novo avião terá as pontas das asas dobráveis.

A novidade foi essencial para permitir a operação do novo 777X em aeroportos para os quais já voam as versões anteriores do modelo. O tamanho alongado das asas poderia dificultar a operação em alguns aeroportos, especialmente durante o estacionamento nos portões de embarque.

O novo modelo poderá transportar de 400 a 425 passageiros.

Leia também:

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.